busque por título

Blog do Popa

13/12/2018 às 18:40

AGRICULTORES DEODORENSES AGORA TEM VEZ, PREFEITURA COMPROU PRODUTOS PARA MERENDA ESCOLAR

 
A Secretaria de Educação de Marechal Deodoro recebeu, nessa terça-feira (11), a primeira remessa de produtos comprados de produtores da agricultura familiar de Marechal Deodoro. Os produtos foram adquiridos por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), após os agricultores do município emitirem a Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP) e participarem da chamada pública para aquisição de alimentos para a merenda escolar.

Esta é a primeira vez que o município compra de agricultores deodorenses. No ano passado, como não havia agricultores deodorenses aptos a participarem da chamada pública, os alimentos foram comprados de agricultores de outros municípios.

A partir de agora, seis produtores deodorenses passarão a fornecer para a merenda escolar raízes, frutas, legumes e hortaliças. Além deles, as cocadeiras da Massagueira também passarão a fornecer brasileiras, cocadas, suspiros, entre outros doces que entrarão na merenda, como também serão usados em eventos no município.

Esta compra foi realizada graças a um convênio celebrado entre o município e a Emater. Durante todo o ano, foi realizado um levantamento dos produtores da agricultura familiar no município e, em seguida, foi realizada emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documento de identificação da agricultura familiar e pode ser obtido tanto pelo agricultor ou agricultora familiar, quanto por empreendimentos familiares rurais, como associações, cooperativas, agroindústrias. Com o documento, o agricultor passa a ter acesso às políticas públicas, a exemplo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além de acesso ao crédito.

Para o prefeito Cláudio Filho Cacau, esta é mais uma conquista para o município e para os produtores dedodorenses.

“Hoje temos seis agricultores e a Associação das Cocadeiras que podem fornecer para o município. Nunca antes a Prefeitura comprou de deodorenses e agora estamos fazendo isso. É uma forma de valorizar a cidade e distribuir renda dentro do próprio município. Quero parabenizar a Educação, Secretaria de Meio Ambiente e Emater pela parceria. É merenda com qualidade para nossos alunos”, disse o prefeito. 

Deixe seu comentário

0 comentários