Prefeitura marechal
busque por título

Blog do Popa

29/09/2021 às 08:26

CUIDADO! ESTE ANO JÁ OCORRERAM 136 AFOGAMENTOS NO FRANCÊS

 
O Corpo de Bombeiros de Alagoas já registrou, este ano, 136 ocorrências de afogamento apenas na praia do Francês, em Marechal Deodoro. Em média, de 10 a 15 salvamentos são realizados no posto todo domingo, que conta com cinco militares em guarda, dia de maior pico de banhistas no local. No ano passado, foram contabilizados 242 casos, maior número entre os quatro anos, disponível no comparativo do sistema. Foram quatro a mais do que em 2019 (238 casos) e 89 a mais do que os registrados em 2018 (153). Ao todo, 708 casos de afogamento foram registrados no sistema desde 2018, 9,7% do total de 7.245 salvamentos aquáticos realizados pela corporação. Ontem pela manhã, O Corpo de Bombeiros retomou as buscas pelo jovem Carlos Henrique Araújo Silva, de 22 anos, turista pernambucano que desapareceu após se afogar com outros dois jovens no mar da praia do Francês no último domingo. Os militares empenharam um jet ski em torno do local do desaparecimento e um bote em alto mar, em direção ao litoral sul. Um militar também percorreu, a pé, toda a faixa de areia até a Barra de Miguel, e uma aeronave da guarnição fez o sobro vôos na região, sem sucesso. As informações são do Sargento Ulisses, do CBMAL.

“Seguimos com as buscas e esperamos encontra-lo o quanto antes. Não há como prever para onde essa vítima pode ser levada, no momento em que ela afunda pode ser arrastada para qualquer lado, ou estar preso ao fundo. Nossa busca é em toda essa faixa de litoral, desde o desague da lagoa até a praia do Saco”, relata o militar.

O afogamento aconteceu bem em frente ao posto da guarnição do Corpo de Bombeiros, onde Silva e mais dois jovens, de 17 e 22 anos, se afogaram ainda no final da manhã do domingo. Os outros rapazes foram resgatados pelos Bombeiros, mas Silva ainda não foi localizado. Segundo a guarnição eles apresentavam sinais de embriaguez. Eles faziam parte da mesma excursão e são de Toritama (PE).

No último domingo o posto do CBMAL registrou sete casos de afogamento na orla da praia do Francês. Além dos jovens, outros dois homens e duas mulheres, turistas de Garanhuns, foram resgatados e atendidos no local. Os casos aconteceram logo após o alerta da Marinha para a possibilidade de ventos de até 60 km/h e ressaca na faixa litorânea de Alagoas. A previsão é válida até a noite de segunda-feira (27).

“Agora que o inverno cessou, a tendência é de mais banhistas, consequentemente, mais ocorrências”, relata ainda o sargento. Ele explica que a faixa de mar que se estende após da faixa de rochas, se torna propicio para correntes de retorno, que puxam o banhista para o fundo e se tornam um risco. Por isso, placas de alerta se estendem por cerca de um quilômetro ao longo da praia, e os militares notificam todos os banhistas flagrados se arriscando na zona de risco, pedindo colaboração. 






Com www.gazetadealagoas.com.br

Deixe seu comentário

0 comentários