busque por título

Blog do Popa

06/03/2018 às 13:50

PREFEITO CACAU E O MUSEU DE ARTE SACRA

 
Após pedido do prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, a execução da Montagem Expográfica e Implantação do Museu de Arte Sacra Dom Ranulpho, de Marechal Deodoro, foi autorizado. O espaço vai receber novas peças e um sistema de segurança, além de novas divisões expositoras.

Em trâmite há cerca de três anos, o processo de execução foi autorizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), após um pleito do Prefeito Cacau junto a presidente nacional do IPHAN, Kátia Bogéa, em Brasília.

Para receber novas peças, o projeto conta com um sistema de segurança com câmeras e sensores que contribuirão com integridade das peças. Além disso, o espaço também receberá uma loja, uma nova recepção, divisões com designer modernos, sala do sino, sala da Paixão do Senhor, sala das Indumentárias e Objetos Litúrgicos, entre outros.

O projeto é do IPHAN e está avaliado em R$ 1,9 milhões de reais. A montagem expográfica do museu se baseia na construção de espaços que envolvam o público, o ambiente e as peças.

De acordo com o prefeito Cláudio Filho Cacau, o projeto do museu vai fortalecer o turismo religioso do município, além de valorizar a história de Marechal. Ele ainda agradeceu a parceria do IPHAN e afirmou que o município deve receber outros feitos que agregam ao turismo local.

“É uma obra muito importante que vai fortalecer o turismo histórico em Marechal Deodoro. Essa nova roupagem vem abrir as portas da história de Marechal Deodoro, das relíquias que nós temos. Essa é a primeira iniciativa do ano das tantas outras que vão restaurar e fortalecer o turismo de nossa cidade. Quero agradecer ao Iphan pela parceria de sempre”, disse o prefeito.

EDITAL

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional publicou o edital de concorrência, no Diário Oficial da União nessa segunda-feira (05), para as empresas interessadas na execução do projeto. A sessão pública está marcada para o dia 06 de abril, às 10h, na Casa do Patrimônio do IPHAN, em Jaraguá, Maceió. 

Deixe seu comentário

0 comentários