busque por título

Blog do Popa

06/05/2021 às 19:36

PROGRAMA PREVENIR SEGUE A TODO VAPOR

 
O programa Prevenir – Comitê de Prevenção às Enchentes segue a todo vapor. Somente nesta quinta-feira (06), equipes da Secretaria de Infraestrutura e Obras retiraram cerca de quatro toneladas de entulhos em diversas ruas da Massagueira. Além de ser grandes causadores do entupimento de galerias e, por consequência, o alagamento de ruas em épocas de fortes chuvas, o descarte incorreto de lixo e entulho é crime ambiental e está sujeito a multa de até 7,5 mil reais.

As equipes do programa Prevenir realizaram um mutirão de retiradas de entulhos em diversas ruas da Massagueira, como a Rua do Antigo Cajueiro, Rua Marinita de Gouveia e Rua Bosque da Massagueira, grandes vias de acesso da região. Foram retiradas cerca de 4 toneladas de entulhos, um total de 13 caçambas, de 12 metros de cumprimento, cheias de resíduos descartados de forma irregular pela própria população.

Além de ser crime previsto no Artigo 54 das Lei de Crime Ambiental, o Código Municipal de Limpeza Urbana reforça a gravidade da ação. “Constituem atos graves à conservação de limpeza urbana, passíveis de multa. Depositar, lançar ou atirar nos passeios, vias e […] quaisquer áreas públicas ou terrenos não edificados de propriedades pública ou privada, tais como papéis, invólucros, ciscos, cascas, embalagens […] lixos públicos de qualquer natureza”, afirma o artigo 51º do Código de Limpeza de Marechal Deodoro.

Irregularidades como estas, acabam por causar agravantes em épocas de fortes chuvas, como o entupimento de galerias e o bloqueio da passagem das águas pluviais pelas vias, causando alagamentos. Caso seja pego em flagrante, o infrator poderá pagar multa de até 7,5 mil reais, sendo duplicada em caso de reincidências.

O secretário de Meio Ambiente, Mateus Gonzalez, destaca a importância de manter a cidade limpa e atender de forma regular os dias de colocar o lixo nas ruas.

“Parte da população tem a cultura de descartar de forma irregular lixos e entulhos. Os entulhos são de responsabilidade do morador, que pode acionar o serviço privado para o recolhimento. Já quanto ao lixo comum, a população deve se atentar aos dias e horários em que o carro passa para recolher esses resíduos. É necessário uma ação conjunta, do município e da população, para que possamos preservar nosso meio ambiente e tornar nossa cidade cada vez mais cuidada e longe de problemas ambientais.”, disse Gonzalez.

O PREVENIR

O Prevenir – Comitê de Prevenção às Enchentes é um programa que tem como base um pacote de ações integradas pelas Secretarias Municipais de Infraestrutura e Obras; Meio Ambiente e Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Marechal Deodoro (SAAE-MD). O programa realiza diversas ações de combate aos transtornos causados pelas fortes chuvas, como o melhoramento de acessos, drenagem de vias alagadas, limpeza de rios e vias, desobstrução de galerias, entre outros. 

Deixe seu comentário

0 comentários