Prefeitura marechal
busque por título

SEGURANÇA NA REAL COM SOLDADO AZEVEDO

06/01/2020 às 10:04

FIQUE POR DENTRO: GUARDA MUNICIPAL

 
Guardas Municipais são as instituições de proteção ao patrimônio público municipal e dos moradores dos municípios que podem atuar na segurança pública, utilizando-se do poder de polícia delegado pelo município através do artigo Nº 144, § 8º da Constituição Federal vigente e do Estatuto das Guardas Municipais (Lei 13.022 / 2014). As Guardas Municipais atuam como um complemento à segurança pública, exercendo uma atividade comunitária de segurança urbana, guardando e protegendo o patrimônio público municipal, e apoiando os órgãos policiais quando solicitadas.

Em junho de 2018, o ministro do STF Alexandre de Moraes decidiu que em cidades com o número de habitantes acima de 50.000, os guardas municipais podem portar arma de fogo, levando em consideração o alto índice de criminalidade que representa uma grave ameaça aos agentes de segurança pública em todas as suas esferas.

Por fim, os municípios têm responsabilidade pela segurança pública, e pode fazê-lo através de Guarda Municipal por expresso dispositivo constitucional que incluiu como órgão na segurança pública.

Aproveito este espaço para agradecer a todos os Guardas Municipais de nossa Marechal Deodoro por toda dedicação desempenhada em prol da segurança pública de nosso município. Muito obrigado!


Na próxima semana falarei um pouco sobre o trabalho do Corpo de Bombeiros. Até lá!


FORÇA E HONRA! 

Deixe seu comentário

0 comentários