busque por título

Alagoas

al24hs

18/01/2019 às 16:35

Defesa Civil apresenta plano de evacuação em caso de desastre no Pinheiro

 

(Créditos de imagem: João Urtiga)

Foi apresentado, na manhã desta sexta-feira (18), no Palácio República dos Palmares, o Plano de Contingência para o bairro do Pinheiro. A orientação, por parte da Defesa Civil Estadual, é que a população que reside no que foi classificada como área vermelha deixe o local antes do período de chuvas mais intensas, que tem início em abril e persiste até o mês de agosto. A recomendação foi estendida para quem mora em imóveis situados na área laranja do mapa. São 493 residências na zona vermelha, 1.158 na laranja e 325 na amarela.

Durante a apresentação, o coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Moisés Melo, não descartou a possibilidade de um desastre na área, que sofre com o aparecimento de rachaduras e danos nas estruturas desde o tremor de terra registrado em março do ano passado. “Um dos pontos que pode gerar um dano maior é justamente o volume de água que pode cair no bairro. A previsão é que terá bastante chuva no inverno e essa água pode ser o ponto chave para que tenhamos outros tremores ali na região”, explica.

Ainda segundo o militar, será feito o monitoramento das fissuras registradas no local além da contratação de satélites que irão auxiliar na previsão meteorológica. A partir desses dados, alertas podem ser enviados à população e equipes de salvamento podem ser acionadas para que qualquer dano seja evitado. Foram determinados seis pontos, que estão fora da área de risco, para onde a população pode se dirigir em caso de uma situação de emergência. O principal ponto é o Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), seguido pela Hyundai, o estacionamento da Casa Vieira, o terminal de ônibus do Hospital Sanatório, na Praça Coronel Lucena Maranhão e na sede do Instituto do Meio Ambiente (IMA), todos escolhidos estrategicamente devido à proximidade com as áreas que apresentam possibilidade de evacuação.

Foram identificadas 180 unidades habitacionais que vêm sendo monitoradas devido à maior quantidade de fissuras, mas, devido à falta de documentação, apenas 80 famílias foram cadastradas para receber o valor de R$ 1 mil que será repassado durante seis meses, determinado através de decreto pelo Governo Federal. A ajuda humanitária ainda deve ser estendida às demais famílias conforme regularização dos documentos. Ao todo, o repasse já confirmado chega a R$ 480 mil.

O simulado de evacuação para o bairro acontecerá no dia 23 de fevereiro, a partir das 15h e deve ter duração de 45 minutos. A estimativa é que cerca de 600 pessoas participem da simulação, que deve interditar um trecho da Avenida Fernandes Lima durante o processo. 

Deixe seu comentário

0 comentários