Prefeitura marechal
busque por título

Alagoas

gazetaweb

11/11/2017 às 17:53

Detran implanta Carteira de Habilitação Eletrônica em Alagoas na próxima semana

Usuário poderá baixar documento digital por meio de um aplicativo 

(Créditos de imagem: Divulgação)

A Carteira de Habilitação Eletrônica vai ser implantada em Alagoas na próxima semana. A confirmação foi dada, à Gazetaweb, pelo diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Antônio Carlos Gouveia. O próximo passo será publicizar o mecanismo para se baixar o aplicativo que permitirá o procedimento. Há previsão de que o sistema de talonário eletrônico do órgão também comece a ser adotado aqui no mesmo período.

Ele informou que o software da CNH Digital de Alagoas passou em todos os testes, realizados nessa quarta-feira (08), no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa pública, localizada em Brasília e que é responsável por legitimar a implantação do documento eletrônico em todo o País.

"O documento de habilitação é imprescindível para se apresentar em qualquer ambiente. A grande facilidade é que, hoje em dia, pode-se esquecer qualquer documento, mas o celular as pessoas se esforçam para não deixar em casa. Com o aparelho portando a CNH Digital, a tendência é que se facilite, e muito, a vida do condutor", afirmou Gouveia.

A CNH Digital está pronta desde setembro, quando havia a possibilidade de ela ser lançada em um evento que contou com a presença do representante do Ministério da Transparência em Alagoas. Na ocasião, não foi possível por falta de autorização do Denatran. Novos testes também foram necessários para evitar fraudes e garantir, com isso, a segurança dos usuários.

Nos procedimentos feitos esta semana, já foi possível cadastrar cinco CNHs no aplicativos, sem qualquer intercorrência. Para habilitar a eletrônica, o condutor precisará ter um smartphone e a carteira modelo novo com o leitor de QR-Code. Ele baixa o aplicativo em casa mesmo e segue as etapas até ficar devidamente regularizado.

"O condutor terá, então, três opções: poderá utilizar a CNH Digital, a impressa ou as duas ao mesmo tempo. Quando o agente de trânsito visualizar o código de barras poderá acessar eletronicamente todas as informações relativas ao condutor e ao documento, inclusive consultar se há infrações e pontos perdidos", explica o diretor-presidente do Detran/AL.

A previsão do órgão é fechar o ano com cerca de 50 mil CNHs Digitais devidamente habilitadas em Alagoas. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas, a inovação tecnológica também permitirá uma fácil validação eletrônica, recuperação do documento e oferece outra vantagem: maior durabilidade.

Segundo Antônio Carlos Gouveia, o processo de implantação do documento eletrônico no estado é concomitante a outro que está em andamento, que é o sistema de talonário eletrônico, a ser adotado em Alagoas na próxima semana, também. Neste caso, há uma expectativa de o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Por meio deste mecanismo, será possível registrar as informações de uma blitz, por exemplo, com mais agilidade. A infração será reproduzida na hora ao condutor. A previsão do Detran é, com o talão digital, economizar nos custos com papel. 

Deixe seu comentário

0 comentários