busque por título

Alagoas

AL24HS

18/05/2021 às 06:17

'Dragões azuis' são encontrados em praias de Maceió

 

(Créditos de imagem: Cortesia)

Apesar da aparência exótica, pesquisadores garantem que eles são seres inofensivos. Os Dragões azuis são pequenas lesmas marinhas, de coloração azul, que medem cerca de três centímetros e são parentes dos caracóis.

Neste fim de semana diversos Dragões azuis foram encontrados em praias de Maceió, a exemplo de Riacho Doce. Muitos banhistas ficaram assustados sem saber do que se tratava. Os maceioenses também destacaram um aumento no aparecimento de caravelas-portuguesas (Physalia physalis), já conhecidas da população pelos incidentes constantes. Isso porque seus tentáculos liberam substâncias extremamente urticantes que podem causar queimaduras de terceiro grau.

De acordo com o professor Cláudio Sampaio da Universidade Federal de Alagoas, o surgimento dos Dragões azuis e o aumento da incidência de Caravelas é resultado dos ventos registrados na região, durante este período. Esses bichos vivem em águas oceânicas e são arrastados até as praias.

No entanto, não representam risco à população. O pesquisador pede que o banhista que encontrar um Dragão azul na praia registre em foto e vídeo e encaminhe as imagens para a Universidade.

Já em relação às Caravelas, que lembram um pequeno saco de coloração azul ou lilás com grandes filamentos, a melhor forma de evitar um acidente é manter a distância. 

Deixe seu comentário

0 comentários