Prefeitura marechal
busque por título

Alagoas

Eduardo Afonso Vasconcelos

21/06/2022 às 16:31

Livro que ‘rasga a cortina de silêncios’ sobre a exploração do sal-gema em Maceió é lançado hoje

A obra foi organizada pelo economista Elias Fragoso e tem como coautores o engenheiro civil Abel Galindo, o advogado Cláudio Vieira, o sociólogo Edson Bezerra, a arquiteta Isadora Padilha e o ambientalista Geraldo Marque 

(Créditos de imagem: Divulgação)

Há meio século, parte importante da história de Alagoas e de Maceió esteve submersa numa camada de tergiversações para ocultar negociatas, erros técnicos, anomias e prevaricações ao longo da exploração da principal riqueza mineral do estado: o sal-gema. Agora, no entanto, o livro “Rasgando a Cortina de Silêncios – o lado B da exploração do sal-gema de Maceió" faz uma abrangente análise técnica e crítica sobre os bastidores dessa mineração predatória, denunciando falhas, omissões e condutas espúrias de autoridades em todos os níveis.

O livro é um esforço conjunto de profissionais de diversas áreas do conhecimento, liderado pelo economista Elias Fragoso (organizador da coletânea), tendo como coautores o engenheiro civil Abel Galindo, o advogado Cláudio Vieira, o sociólogo Edson Bezerra, a arquiteta e urbanista Isadora Padilha e o cientista ambiental José Geraldo Marques, que esmiúçam como aquela que poderia ter sido a principal operação econômica do estado se transformou no maior desastre socioambiental urbano em curso no planeta, e num enorme fiasco econômico e social para Alagoas.

Além disso – este é outro grande mérito do livro –, a obra apresenta alternativas para se “fazer, do limão travoso da Braskem, uma bela e doce limonada”, ao propor soluções urbanísticas que, se implementadas, mudarão a cara de Maceió. Por isso, trata-se de uma obra imperdível para estudiosos do tema, técnicos em geral, docentes e universitários das mais diversas áreas e todos que queiram entender o que aconteceu nas crateras subterrâneas do poder da insidiosa exploração da maior riqueza mineral de Alagoas. O livro é uma excelente oportunidade para conhecer fatos que findaram por levar Maceió e sua população aos trágicos dias atuais de desassossego e infâmias.

A mineradora e as autoridades, desde sempre, “controlam” a informação quando o tema é a exploração do sal-gema. As versões que o cidadão de Alagoas conhece sobre a exploração do minério em Maceió têm como foco encobrir ou relativizar problemas graves, como a ameaça potencial à vida e à saúde de centenas de milhares de pessoas que vivem, trabalham ou estudam no perímetro da planta industrial da Braskem no Pontal da Barra. Ou criar narrativas milimetricamente esculpidas para edulcorar fatos graves, como o megadesastre que dizimou grande parte da região Noroeste de Maceió.

O livro pode ser adquirido com preço promocional — forma encontrada pelos autores para financiar os seus custos de produção, divulgação e lançamento, assegurando a independência de suas opiniões e premiando o leitor com informações qualificadas sobre um tema tão extensamente importante para Maceió. A pré-venda está aberta até o dia 20, com preço promocional de R$ 60,00 (15% menor em relação às livrarias).


Compre agora via PIX: 034.824.434-75 e receba no dia do lançamento (ou combine a melhor forma de receber seu exemplar)

Livro “Rasgando a Cortina de Silêncios”

Lançamento e noite de autógrafos: 21/06/2022

Hora: 19 horas

Local: Parque Shopping Maceió, terceiro piso (elevador próximo da Ri Happy)

Dúvidas e contato: (82) 98231-1112  

Deixe seu comentário

0 comentários