Prefeitura marechal
busque por título

Alagoas

Divulgação

23/02/2020 às 08:12

Maceió sediará abertura regional da Campanha da Fraternidade

 

(Créditos de imagem: Divulgação )

Os bispos do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) se reunirão em Maceió para a abertura regional da Campanha da Fraternidade (CF) 2020. O evento, que ocorrerá na sexta (28) dentro das comemorações pelos 100 anos de criação da arquidiocese de alagoana, marca o início oficial da CF também no Estados da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.

Este ano, a CF tem como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34). Portanto, inspirada na parábola do Bom Samaritano e na vida da primeira santa brasileira, santa Dulce dos Pobres, a Igreja Católica quer estimular a caridade e o cuidado com a vida em suas mais diversas realidades.

Seguindo nessa linha, a abertura regional da CF será realizada em dois momentos. No primeiro, a partir das 14h30, no auditório do Colégio Santa Madalena Sofia, bairro do farol, os bispos junto com outros representantes do clero e leigos conhecerão exemplos concretos de solidariedade promovidos pela Arquidiocese de Maceió.

Além do trabalho realizado pelos membros da Paróquia Menino Jesus de Praga, no bairro do Pinheiro, com os moradores atingidos pelo problema no solo na região, também será apresentada a história da Federação Recriar, entidade que reúne as comunidades terapêuticas alagoanas responsáveis pela assistência a dependentes químicos desde o tratamento até a reinserção social.

Ainda no período da tarde, o professor doutor em filosofia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Anderson de Alencar Menezes e o doutorando em psicologia, o psicólogo clínico Amilton Júnior Amaranto, debaterão em uma mesa-redonda o tema “Feridas que machucam e ameaçam a vida”.

“Devemos entender que a vida é um dom de Deus e como tal temos que nos comprometer da melhor forma com ela. É nessa perspectiva que a Campanha da Fraternidade se insere no período espiritual litúrgico que é a Quaresma, com uma temática que propõe nos levar de forma concreta à conversão”, afirma o presidente e bispo referencial para as Campanhas da CNBB NE2, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa.


Missa

Concluída a primeira parte da abertura regional da CF2020, bispos, padres, religiosos, diáconos e leigos seguirão, às 18h, em procissão até a Catedral Metropolitana de Maceió onde participarão da Santa Missa. A solenidade está marcada para às 19h.

“É uma alegria para a nossa arquidiocese, neste ano de celebrações do seu centenário, receber os bispos do nosso regional para a abertura da Campanha da Fraternidade, que este ano toca nas feridas que machucam a sociedade e acabam com a vida em sua plenitude”, diz o arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes.


Histórico da CF

A Campanha da Fraternidade é vivenciada há 56 anos pelos católicos brasileiros de modo especial durante o período da Quaresma, que este ano tem início no dia 26 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas) e se estende até o dia 5 de abril (Domingo de Ramos). O objetivo da Igreja no Brasil é despertar a solidariedade dos fiéis em relação a um ou vários problemas concretos que afetem a sociedade, propondo o debate e buscando soluções.

A Campanha, por meio de suas peças de estudo, reflexão, divulgação e mobilização (vídeos, texto-base, subsídios e textos pastorais voltados para grupos de jovens, catequese, site e atuação em diferentes plataformas das redes sociais, aplicativo para celular, cartazes, camisetas, entre outros), vai estimular as ações nas famílias, nas comunidades e na sociedade brasileira.

Deixe seu comentário

0 comentários