busque por título

Alagoas

gazetaweb

27/05/2020 às 15:42

Posto de combustíveis é lacrado durante operação na cidade do Pilar

Estabelecimento apresentou diversas irregularidades e não tinha autorização para funcionar

 

(Créditos de imagem: Divulgação )

Um posto de combustíveis situado no município do Pilar, no interior de Alagoas, teve as bombas e o tanque lacrados nesta quarta-feira (27), durante a Operação Stumpf, deflagrada pela Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz).

De acordo com o órgão, o estabelecimento apresentou diversas irregularidades e, inclusive, não tinha autorização para funcionar.

A Operação Stumpf foi iniciada nesta quarta-feira, com o objetivo de fazer diversas ações fiscais no Estado no segmento do etanol até o final do ano de 2020. A iniciativa visa combater a sonegação fiscal, possibilitando uma concorrência leal entre os contribuintes de Alagoas.

Nesta primeira fase, os auditores fiscais visitaram postos de combustíveis localizados nas cidades de Maceió, Arapiraca, Coruripe, Pilar, Rio Largo, Palmeira dos Índios, Jaramataia, União dos Palmares e Delmiro Gouveia.

De acordo com o Superintendente da Receita Estadual, Francisco Suruagy, o principal foco da operação é controlar e monitorar a regularidade do etanol nas suas diversas cadeias produtivas, desde a produção, distribuição até o consumo. "O objetivo é evitar a sonegação fiscal, garantindo um combustível idôneo para a população, protegendo o consumidor de irregularidades, bem como auxiliando no combate à concorrência desleal de postos irregulares", enfatiza.

A operação ganhou o nome de Stumpf em homenagem ao professor Urbano Ernesto Stumpf, conhecido como o "Pai do motor a álcool no Brasil", que graduou-se como engenheiro aeronáutico no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde atuou como docente e pesquisador. Desde o começo da carreira, focou em estudos sobre a viabilidade do álcool como combustível, sendo o criador do motor movido a etanol.

 

Deixe seu comentário

0 comentários