busque por título

Alagoas

Gazetaweb

05/08/2022 às 19:05

Procon dá dicas de como economizar nas compras do Dia dos Pais

Uma das opções antes de comprar os produtos é pesquisar pela internet e checar os preços 

(Créditos de imagem: Divulgação )

Com a chegada do Dia dos Pais, no dia 14 de agosto, o Procon Arapiraca dá algumas dicas e orientações para o consumidor na hora de comprar o melhor presente, uma delas é não esperar para fazer a compra de última hora, para não correr o risco de gastar mais ou não encontrar o que deseja.

“O consumidor prevenido e atento consegue as melhores compras, melhores preços, melhores produtos. A compra se torna mais eficaz”, destacou o coordenador coordenador-executivo do órgão.

Ele também ressalta que a internet se torna uma boa opção antes de comprar os produtos para pesquisar e checar os preços.

Sobre os direitos do consumidor, é relembrado que nenhum estabelecimento pode exigir os 10% de gorjeta ou induzir o cliente a pagar a taxa. O consumidor é quem vai decidir se deseja ou não fazer o pagamento.

Em relação a devoluções ou trocas, quando a compra é feita presencialmente, o estabelecimento não é obrigado a fazer a troca ou devolução do produto adquirido. A exceção é quando consta na nota fiscal o prazo de troca.

“Algumas lojas, por liberalidade, inserem esse prazo de 48 horas, 72 horas. Caso esteja evidente na nota, aí o estabelecimento passa a ter a obrigação de efetuar a troca ou devolução, dependendo do que consta. Mas se o consumidor compra de forma não presencial, pela internet, ele tem o prazo de arrependimento, que são sete dias. Isso é válido para toda compra efetuada não diretamente na loja”, explica João.

Uma pesquisa feita com os arapiraqueneses vai ser divulgada na próxima semana, trazendo o preço do itens mais desejados pelos moradores para o presente do Dia dos Pais. 

Deixe seu comentário

0 comentários