Prefeitura marechal
busque por título

Alagoas

gazetaweb

19/01/2020 às 07:12

Repórter da Globo faz alerta sobre falta de fiscalização no Litoral Norte; veja!

Em vídeo, André Trigueiro chama a atenção de órgãos ambientais para que haja a preservação da praia de São Miguel dos Milagres 

(Créditos de imagem: Divulgação )

O repórter da Globo, André Trigueiro, fez uma denúncia em vídeo - publicado em seu Instagram - sobre os riscos ambientais que, aos poucos, tomam conta do município de São Miguel dos Milagres, no Litoral Norte de Alagoas. André chama a atenção de órgãos públicos e ambientais para que a região não seja acometida pela 'maldição' que vem tomando conta de outros destinos frequentados por turistas.

No vídeo publicado nessa sexta (17), o repórter aparece na praia de São Miguel dos Milagres e relata alguns problemas percebidos por ele no que diz respeito à preservação do local, depois de completar uma semana de férias na região.

As questões abordadas por André são chamadas por ele de "problemas de crescimento" e explica que, com a chegada de cada vez mais turistas à São Miguel dos Milagres, a região sofre com consequências diversas.

A primeira problemática a ser abordada por ele é a falta do respeito ao limite de pessoas que têm acesso diário às piscinas naturais formadas pela rede de corais quando a maré está baixa. O repórter afirma que os próprios jangadeiros que trabalham com o transporte de turistas admitem que a restrição de até 200 pessoas é ignorada.

"A bola está com a prefeitura local que tem que fiscalizar com o apoio do ICMBio", expôs André Trigueiro, que acrescenta que a barreira de corais de São Miguel dos Milagres é a segunda maior do mundo e, por isso, precisa ser preservada.

Outro ponto atenuado pelo repórter é a venda de lotes de áreas com vegetação de restinga para a construção de hotéis e resorts de luxo que, segundo ele, acontece de maneira veloz. Além disso, o profissional destaca que a 'privatização' das praias ameaça a resiliência do turismo da região.

Por fim, o repórter faz um apelo ao Ministério do Meio Ambiente para que o ICMBio de Brasília aprove o plano de manejo da APA Costa dos Corais que deve melhorar a qualidade da proteção oferecida ao peixe-boi, espécie ameaçada de extinção que recebe cuidados e monitoramento na região.

Na legenda da publicação, André ressaltou, ainda, que existe tempo para "livrar São Miguel dos Milagres (AL) da maldição que acomete outros destinos turísticos do Brasil, como Porto de Galinhas (PE)". Veja abaixo!

 

Deixe seu comentário

0 comentários