Candidato Digital
busque por título

GESTÃO COMPETENTE

SERIS

13/04/2018 às 06:22

Seris dá passo importante para implantar Gestão de Qualidade nos presídios

Após conclusão da auditoria, empresa será contratada para certificar a Ressocialização de acordo com o ISO 9001
 

(Créditos de imagem: Divulgação)

Mais um passo importante foi dado pela Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) para a implantação do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ). Nesta semana, auditores internos da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) estiveram no complexo penitenciário para checar a execução do SGQ nos presídios.



A implantação do SGQ nos órgãos ligados ao Poder Executivo teve início em 2015. Ao todo, 26 instituições estão participando do processo. Na primeira fase da auditoria interna da Seris foram vistoriadas a Chefia Especial das Unidades Penitenciárias e a Central de Monitoramento Eletrônico de Presos.



O trabalho para a implantação da Gestão de Qualidade é contínuo. No mês passado, servidores da Seris treinados pela Seplag fizeram uma inspeção nas unidades prisionais. Na ocasião, foi observada a aplicação dos sensos do programa 5S (utilização e descarte, ordenação, limpeza, saúde e disciplina).



A gerente de Modernização de Processos da Superintendência de Modernização de Gestão e Qualidade da Seplag, Adriana Nunes, explica que na auditoria foi verificado se o manual de procedimentos elaborado pelos setores correspondia às atividades desempenhadas e contatados os avanços alcançados pela Seris.



"Para elaborar o manual, os servidores devem estar cientes de como desempenhar suas funções. Já no caso dos novos colaboradores, os manuais apresentam as informações para que os setores ofertem serviços de qualidade. Quando um órgão passa por uma auditoria interna, é porque a implantação do SGQ já apresenta resultados, como é o caso da Ressocialização", disse.



O assessor técnico em Gestão de Qualidade da Seris, Edson Rodrigues, destaca o apoio da alta direção da pasta para a implantação do SGQ e a melhoria nos serviços organizacionais. "Os auditores foram bem recebidos nos setores vistoriados, demonstrando todo o empenho da pasta na aplicação do Sistema de Qualidade e alcance da certificação", conclui.



Próximos passos



No dia 23 de abril, a Diretoria de Escola Penitenciária, Central de Telepresença, setor de Valorização de Pessoas, Presídio Feminino Santa Luzia e Núcleo Ressocializador da Capital serão vistoriados. Nos dias 24 e 25 de abril, será a vez dos setores administrativos da Seris. Após a auditoria interna, uma empresa será contratada para certificar a Ressocialização de acordo com o ISO 9001. 

Deixe seu comentário

0 comentários