Prefeitura marechal
busque por título

Alagoas

Agência Alagoas

11/01/2022 às 20:13

SESAU INICIA TREINAMENTO PARA VACINAR CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS CONTRA COVID-19 EM TODO O ESTADO

 

(Créditos de imagem: Divulgação)

Para garantir a imunização e assegurar melhor desempenho na aplicação das vacinas contra a Covid-19 em crianças de cinco a 11 anos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), iniciou, nesta terça-feira (11), uma capacitação junto aos 102 municípios alagoanos. O treinamento é destinado aos coordenadores municipais de imunizações, coordenadores de Atenção Primária à Saúde, enfermeiros e técnicos de enfermagem e ocorre, até esta quarta-feira (12), no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), localizado no bairro do Farol.

A população estimada a ser vacinada em Alagoas é de 363 mil crianças. Para os pequenos, o imunizante a ser usado é o da Comirnaty/Pfizer Pediátrica, com o rótulo de cor laranja. A composição destinada para o público infantil teve segurança e eficácia atestadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O intervalo entre a primeira e segunda dose será de oito semanas.

Durante o treinamento foram discutidos aspectos técnicos e logísticos para a administração da Pfizer pediátrica. A enfermeira do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), Amélia Albuquerque, explicou que o treinamento é destinado à parte técnica objetivando orientar sobre o manuseio do imunizante. “O treinamento se fez necessário por conta das especificidades da vacina. Ao contrário das vacinas destinadas aos adultos, esta tem uma dosagem diferenciada de 0,2 ml. O tempo de validade e a forma de armazená-las também são diferentes. E por isso tivemos que ter esse encontro presencial. Nas crianças, a vacina deve ser aplicada de forma intramuscular, o local preferencial, o músculo deltóide (braço)”, esclareceu.

Amélia Albuquerque ainda ressaltou a importância de os municípios realizarem a capacitação para garantir o recebimento das vacinas na cidade. “Após a chegada dos imunizantes, apenas os municípios que participarem da capacitação estarão aptos para receber as vacinas. Hoje, iniciamos o treinamento aos profissionais dos 102 municípios, que se fez necessário, devido às especificidade da Pfizer pediátrica, para deixarem eles aptos e preparados para ensinar os profissionais de sala de vacinação para vacinar nossos alagoaninhos”, enfatiza a enfermeira.

A previsão de envio da primeira remessa das doses de vacinas Comirnaty/Pfizer Pediátrica para Alagoas é na próxima sexta-feira (14).

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos orienta que vacinar faixas etárias menores, ainda que não sejam grupo prioritário, é importante tanto para diminuir as chances de adoecimento e agravamento por Covid-19, como também para impedi-los de espalhar o vírus para outras pessoas.

Orientações

A Anvisa determina algumas recomendações para aplicação da Pfizer pediátrica que deverão ser seguidas pelos municípios. Algumas delas:

• A vacinação de crianças deve ser realizada em ambiente específico e segregado da vacinação de adultos, em ambiente acolhedor e seguro para a população;

• A sala em que se dará a aplicação de vacinas contra a Covid-19, em crianças de 5 a 11 anos, deve ser exclusiva para a aplicação dessa vacina. Mas, não havendo disponibilidade de infraestrutura para essa separação, que sejam adotadas todas as medidas para evitar erros de vacinação;

• A vacina contra a Covid-19 não deve ser administrada de forma concomitante a outras vacinas do calendário infantil, por precaução, sendo recomendado um intervalo de 15 dias;

• As crianças devem ser acolhidas e permanecer no local em que a vacinação ocorrer por pelo menos 20 minutos após a aplicação, facilitando que elas sejam observadas durante esse breve período;

• As crianças que completarem 12 anos entre a primeira e a segunda dose devem permanecer com a dose pediátrica da vacina.

 

Deixe seu comentário

0 comentários