busque por título

Alagoas

G1/AL

18/01/2019 às 14:21

Simulação no Pinheiro, em Maceió, vai definir tempo de evacuação em caso de desastre

Ação será no dia 23 de fevereiro, às 15h; objetivo é treinar moradores de áreas mais críticas a deixarem região em até 45 minutos. Ação faz parte do plano de contingência para a região. 

(Créditos de imagem: Derek Gustavo/G1)

A Defesa Civil de Alagoas informou na manhã desta sexta-feira (18), em uma reunião para detalhar o plano de contingência no Pinheiro, em Maceió, que haverá uma simulação de evacuação das áreas mais críticas do bairro no dia 23 de fevereiro, às 15 horas. O objetivo é planejar o tempo de retirada da população em caso de desastre.

Rachaduras têm surgido em ruas e imóveis do Pinheiro desde o início de 2018, após um período de chuvas seguido de um tremor de terra. Desde então, especialistas estudam a região para tentar descobrir as causas do problema.

"Gastaremos 45 minutos para retirada da população. Tudo será cronometrado. Olheiros estarão monitorando, para avaliar o que está errado", afirmou o coordenador da Defesa Civil, o tenente-coronel Moisés Moisés.

"Ela [a evacuação] é só um dos planos do plano de contingência, porque ele já estava em prática, quando estávamos fazendo cadastro, leituras do terreno, visitas de cientistas. Mais de 200 estudiosos estão em Maceió fazendo estudos, o plano não é só tirar o povo do bairro, é o envolvimento de todos os órgãos. Salvar pela prevenção é o maior objetivo de todos nós", explica o coordenador.

O bairro tem cerca de 20 mil moradores, mas a Defesa Civil explica que, caso aconteça um afundamento maior do solo, as primeiras pessoas a serem retiradas do bairro são as que moram nas áreas vermelha e laranja. Por isso a importância do treinamento.

"Serão 600 pessoas no simulado. Alunos do Corpo de Bombeiros, Exército, para que possam estar presente para que possamos fazer esse simulado", explica o tenente-coronel Moisés.
 

Deixe seu comentário

0 comentários