busque por título

Alagoas

Hemoal

21/04/2021 às 08:37

Unidades do Hemoal em Maceió e Arapiraca abrem para doação de sangue no feriado de Tiradentes

Exceção é a Unidade Farol, no Hospital Veredas, que está em reestruturação e atendimento será retomado na segunda quinzena de maio 

(Créditos de imagem: Divulgação)

As Unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) em Maceió (Trapiche) e Arapiraca abrem para doação de sangue nesta quarta-feira (21), feriado nacional de Tiradentes. A exceção será na Unidade Farol, situada no Hospital Veredas, na capital alagoana, que está passando por uma reestruturação e retomará o atendimento na segunda quinzena de maio.

No Hemoal Arapiraca, localizado no prédio do Laboratório Municipal, na rua Desportista Ernesto Alves Siqueira, no bairro Centro, o funcionamento ocorre das 7h às 17h. Já no Hemoal Maceió, na Rua Drº Jorge de Lima, no bairro Trapiche, o atendimento será das 7h30 às 17h.

A ação tem o propósito de permitir que os voluntários que não dispõem de tempo para doar sangue nos dias úteis, possam praticar o gesto solidário durante o feriado. “Desse modo, oportunizarmos que todas as pessoas entre 16 e 69 anos de idade possam comparecer aos nossos postos de coleta, na capital e interior, para fazerem sua doação de sangue voluntária”, salientou a gerente do Hemoal, médica Verônica Guedes.

Ela ressalta que todas as medidas de prevenção contra o novo coronavírus estão sendo adotadas pelo Hemoal. “Além de disponibilizarmos totens com álcool em gel a 70%, presamos pelo distanciamento social dos voluntários e exigimos que, ao entrar em nossos postos de coleta, o doador esteja de máscara”, informou a gerente do Hemoal.

Critérios para doação – Para se candidatar à doação de sangue, além de boa saúde, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos de idade e no mínimo 50 quilos. É exigido, ainda, ao se dirigir ao Hemoal, portar um documento de identificação oficial e original com foto, como a carteira de identidade.

“A pessoa que desejar doar sangue, deve estar alimentada, evitando comidas gordurosas. Também deve ter dormido no mínimo seis horas na noite anterior e não pode ter ingerido bebidas alcoólicas”, orienta Verônica Guedes.

E conforme o Ministério da Saúde (MS), ficam impedidos de se candidatar à doação de sangue, os voluntários que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso das gestantes e lactantes, é proibida a doação e, para repetir o ato, as mulheres devem respeitar um intervalo de três meses e os homens ficam impedidos por dois meses.

Novo coronavírus

Quanto aos voluntários que tiveram Covid-19, há impedimento de doar sangue pelo período de 30 dias, contados após a recuperação da doença. Já os que tiveram apenas contato com pessoas infectadas pelo novo coronavírus, devem aguardar 14 dias e, caso não apresentem sintomas, podem se dirigir até o Hemoal.

Vacina

No caso das pessoas que tomaram a vacina contra a Covid-19, deve ser respeitado um intervalo para se candidatar à doação de sangue. Com relação à vacina CoronaVac, o intervalo é 48 horas após cada dose, ou seja, dois dias; já no caso da AstraZeneca, o ato de doar sangue só pode ser realizado após o sétimo dia após ser vacinado, seja para a primeira ou segunda dose.
 

Deixe seu comentário

0 comentários