Prefeitura marechal
busque por título

Alagoas

gazetaweb

14/11/2017 às 08:33

Vento Nordeste pode chegar a 70 km por hora, aponta meteorologista da Semarh

Especialista fez recomendações aos gestores municipais em todo o território alagoano 

(Créditos de imagem: assessoria )

As rajadas do Vento Nordeste podem chegar a 70 km por hora, em casos excepcionais, o que pode representar motivo de preocupação aos gestores de municípios litorâneos. De acordo com o meteorologista da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Vinícius Nunes Pinho, o fenômeno teve início no final de outubro.

"Este ano, o vento chegou um pouco tarde, no fim de outubro, e se intensificou no começo de novembro. Hoje e amanhã, ele deve oscilar entre 40 e 45 km, podendo chegar aos 50 km por hora. Somente durante o período da noite é que o vento tende a ficar um pouco mais fraco. As rajadas podem chegar a 70 km por hora apenas em casos excepcionais, mas não há previsão disso acontecer", explica Vinícius Nunes.

O Vento Nordeste, como explica o meteorologista da Semarh, é a época em que o Oceano Atlântico mais se aproxima da Costa Leste. "Fica mais aquecido e a irradiação acaba aumentando a pressão atmosférica, o que faz com que o ar se expanda", reforça Vinicius.

E devido às fortes rajadas, a Semarh fez um alerta para as Prefeituras e Defesa Civil dos municípios, para que medidas de segurança sejam adotadas em todo o território litorâneo de Alagoas.

Isso porque a maior velocidade do vento predomina na faixa litorânea, Baixo são francisco e Sertão do Estado. "É necessário que as pessoas façam a poda das árvores, além da manutenção de placas e objetos, para que estes não se soltem e venham a machucar alguém. O vento deve se estender até dezembro", complementa o meteorologista. 

Deixe seu comentário

0 comentários