busque por título

Brasil/Mundo

Radio Agência Nacional

04/08/2022 às 19:49

Eleições: prazo para convenções partidárias termina nesta sexta-feira

 

(Créditos de imagem: Divulgação)

O prazo final para os partidos realizarem as convenções e oficializarem os candidatos acaba nesta sexta-feira. E, até o momento, o Brasil tem 12 candidatos à Presidência da República, mas esse número ainda pode mudar.

A senadora Soraya Thronicke, por exemplo, foi anunciada como pré-candidata do União Brasil nesta semana, depois da desistência de Luciano Bivar. A convenção partidária que deve formalizar a candidatura acontece nesta sexta, em São Paulo.

Quatro chapas já fizeram o pedido de registro ao Tribunal Superior Eleitoral: Felipe D’Ávila e Tiago Mitraud, do Partido Novo; Léo Péricles e Samara Martins, do Unidade Popular; Pablo Marçal e Fátima Pérola Neggra, do PROS; e Sofia Manzano e Antonio Alves, do PCB.

As outras chapas completas anunciadas em convenções são Lula e Geraldo Alckmin, que reúne PT e PSB; o presidente Jair Bolsonaro, do PL, que desta vez tem o general Braga Neto como vice; Vera Lúcia do PSTU, que tem Kunã Yporã de vice; e Simone Tebet, do MDB, que terá a tucana Mara Gabrilli como vice.

Ciro Gomes, do PDT, o primeiro a ter a candidatura oficializada, ainda não definiu o nome do candidato a vice-presidente. André Janones, do Avante; José Maria Eymael, do Democracia Cristã; e Roberto Jefferson, do PTB, também estão nessa situação.

Encerrado o prazo das convenções, os partidos têm até 15 de agosto para o registro no Tribunal Superior Eleitoral. No dia seguinte, 16, começam pra valer a campanha eleitoral. 

Deixe seu comentário

0 comentários