Prefeitura marechal
busque por título

Brasil/Mundo

Aeroin

04/09/2020 às 08:32

Vídeo da cabine mostra avião batendo em hangar após pouso desastroso

 

(Créditos de imagem: Reprodução )

Um impressionante vídeo (veja abaixo) tem circulado nas redes sociais desde a noite de ontem (2), mostrando um desastroso pouso com um avião Cessna, que acaba acertando em cheio um hangar. Segundo dados do AviationSafetyNetwork, o acidente ocorreu em Toronto, no Canadá, com um Cessna C172M de matrícula C-GJQB pertencente à escola Canadian Flyers International.

Logo após tocar o solo, o avião por algum motivo vai para a esquerda na direção do gramado e, para corrigir o desvio, o aluno comanda os pedais para a direita, de modo a virar o leme na direção central da pista. Porém, além de virar o leme no sentido contrário, ele decide aumentar a potência da aeronave ao máximo, o que a leva a cruzar a pista e acessar o gramado do outro lado.

Ainda com potência a pleno, o aluno puxa o manche para tentar uma possível decolagem, o que não acontece devido à baixa velocidade. Vendo o hangar se aproximando, o piloto novato vira o manche para a direita num reflexo para evitar a colisão, mas, como o manche comanda o aileron, que só tem efeito em voo, o avião não muda sua trajetória, indo de encontro à grande estrutura.

Esta atitude de virar o manche aparenta-se ao comando de virar um carro com um volante, sendo provavelmente um reflexo involuntário causado por memória muscular, motivada pela ansiedade e tensão do momento. Em seguida, o que se vê é uma colisão feia contra o hangar, que, felizmente (e por sorte), não resultou em fatalidades.

O Cessna 172 é o avião mais produzido do mundo e formou a maioria dos aviadores mundo afora. Nesse caso, ele estava sendo pilotado por um aluno que treinava um pouso e voava sozinho. 


Deixe seu comentário

0 comentários