Prefeitura marechal
busque por título

Esportes

Asscom

18/07/2019 às 17:24

Conheça modalidades emergentes que estão ganhando espaço em Alagoas

 

(Créditos de imagem: Divulgação )

A globalização trouxe diferentes modalidades para a realidade esportiva brasileira. Se até 20 anos atrás esportes como rugby, futebol americano e poker eram desconhecidos pela população geral, atualmente essas modalidades são praticadas em vários Estados e em Alagoas não é diferente.

Com iniciativa de vários grupos, Alagoas conta com modalidades emergentes que estão cada vez mais ganhando espaço no Estado.

Futebol americano



Um dos esportes que mais crescem no mundo, o futebol americano é muito jogado nos Estados Unidos e no Canadá. No Brasil, a realidade é bem diferente, mas a modalidade vem crescendo a passos largos.

Em Maceió, a capital conta com o Maceió Marechais, time mais famoso da cidade que foi fundado em 2012. Time filiado à Confederação Brasileira de Futebol Americana (CBFA), a equipe já realizou uma seletiva para buscar novos atletas no início do ano e disputou o tradicional Torneio do Velho Chico — quando competiu com outras três equipes do Nordeste.

Em agosto, os Marechais começarão a caminhada na Liga Brasileira de Futebol Americano. No torneio, o time da capital alagoana estará na divisão de acesso, que é o equivalente à segunda divisão.

Segundo calendário de jogos da CBFA, a equipe começa a jornada contra o Recife Apaches no dia 18 de agosto. A primeira partida em casa acontecerá no dia 19 de outubro diante do Caruaru Wolves.

Criada a partir da fusão de três times (Maceió Crabs, Maceio Vikings e Maceió Black Rats), os Marechais seguem se consolidando como uma equipe de qualidade no Nordeste e que sonha com a vaga na primeira divisão do campeonato nacional.

Poker

Ao contrário do futebol americano, que é um esporte que exige muito trabalho em equipe e esforço físico, o poker é uma modalidade individual praticada com a mente que demanda muita estratégia e raciocínio por parte do jogador.

Outro fator que faz com que o poker atraia cada vez mais novos competidores é a sua parte psicológica. Por se tratar de um esporte em que é preciso controlar os nervosos e se manter calmo para maximizar a produtividades nas mesas, o poker trabalha muito o lado mental do competidor.

Em Alagoas, o que não falta são bons competidores que dominam a parte teórica e prática do poker. O principal deles é Alen Fillipi, que é o atual campeão do Nordeste Poker Series (NPS).

Para conquistar o maior circuito do Nordeste em 2018, Alen teve que superar competidores de muita qualidade ao longo das etapas do ano passado. O alagoano está dando continuidade ao excelente momento e neste ano ocupa a segunda colocação do Kings Series of Poker (KSOP), segundo circuito de maior relevância no país.

Com altas possibilidades de vencer o KSOP, que atualmente se encontra na metade final da temporada, Alen pode se tornar o primeiro competidor a ganhar o NPS e o KSOP em anos consecutivos.



Outro jogador de muito destaque no poker alagoano é Rogério Siqueira. Arapiraquense, ele é um dos melhores do país no poker. No ano passado, o competidor foi reconhecido ao ser selecionado para um torneio disputado em Brasília que reuniu os 32 melhores jogadores.

Chamado “Top do Brasil”, Siqueira foi o único alagoano na disputa. Apesar de não ter ficado com o título, a participação foi importante para o profissional adicionar mais experiência em sua já veterana carreira.

Siqueira também já conquistou alguns torneios do Brazilian Series of Poker (BSOP), que é o principal circuito da modalidade no Brasil. Com tamanho currículo, ele deve continuar como grande referência do poker alagoano ao lado de Alen por muito tempo.

Rugby



Assim como o futebol americano e o poker, o rugby é outra modalidade que está crescendo no Nordeste brasileiro. Em Arapiraca, o Arapiraca Rugby Club é o principal time da cidade.
Com treinos que são realizados na quadra de areia, os moradores da cidade e região conseguem ter contato com o esporte através dessa iniciativa. Por meio da página de Facebook do clube, é possível entrar em contato para saber mais detalhes sobre o projeto do clube.

Mais cedo no ano, o clube abriu seletiva para contar com novos atletas. “O importante é participar. Estamos realizando os treinos nas terças e quintas e aos sábados de manhã. Como já disse em outras vezes, a gente aceita todo mundo. Trabalhamos com tag, que é uma variante de inicialização, e também o rugby tradicional”, disse Bráulio Lima, presidente do Arapiraca Rugby Club.

Para praticar o rugby, poker ou futebol americano, basta procurar por respectivos clubes que realizam treinos dessas modalidades. Para quem mora em Maceió e Arapiraca, não faltam opções para tal.

Deixe seu comentário

0 comentários