busque por título

Esportes

SECOM

02/08/2022 às 20:34

IronMan acontece neste domingo (7) em Maceió e deve movimentar a economia em mais de R$ 10 milhões

Circuito mundial será realizado na orla de Pajuçara e contará com a participação de atletas de 16 países 

(Créditos de imagem: Claudia Leite )

Consolidado entre as melhores etapas do circuito mundial da modalidade, o IronMan 70.3 desembarca em Maceió neste domingo (7) e deve movimentar mais de R$ 10 milhões na economia do município. Com apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), a competição deve receber aproximadamente cinco mil visitantes, sendo mais de mil participantes, entre atletas brasileiros e estrangeiros de 16 países.

Atletas da Argentina, Samoa, Bolívia, Canadá, Chile, Costa Rica, Espanha, França, Israel, Marrocos, Peru, Paraguai, El Salvador, Uruguai, Estados Unidos e do Brasil, estão confirmados para a prova, que acontecerá na Praça Multieventos, Praia de Pajuçara, a partir das 7h.

A etapa será classificatória para o IronMan 70.3 World Championship 2023, que acontecerá na cidade de Lahti, na Finlândia. Em Maceió, a prova contará com 1,9 km de natação, 90km de ciclismo e 21,2 km de corrida.

De acordo com a secretária interina de Turismo, Esporte e Lazer, Josi Mendes, o circuito é mais uma oportunidade de elevar a competitividade do destino no mercado internacional e fomentar o segmento de turismo de negócios e eventos.

“Maceió já se consolidou como um destino ideal para sediar grandes eventos e receber o Ironman é mais uma oportunidade de incrementar a economia da capital, movimentando diversas cadeias produtivas, desde hotéis, restaurantes e pequenos negócios. A Semtel está comprometida em fomentar cada vez este segmento, que gera diversos empregos, renda e se coloca como importante indutor de turistas para Maceió”, destacou.

Grandes nomes da modalidade, como os dois últimos campeões, o potiguar Cid Barbosa, campeão em 2018, e o paulista José Belarmino, vencedor em 2019, além do também paulista Rodrigo Lobo, vice-campeão da etapa nas duas edições anteriores, estão confirmados para a prova.

“Receber tantos atletas de várias partes do mundo reforçam ainda mais a importância da posição de Maceió no cenário esportivo nacional e internacional. O IronMan é aberto ao público e convidamos todos os maceioenses a prestigiarem o evento”, complementou o secretário-adjunto de Esporte, Francisco Carlos do Nascimento.

Para o CEO da Unlimited Sports, organizadora das etapas do Circuito IronMan no país, Carlos Galvão, a prova vai contribuir para o fortalecimento do esporte no Nordeste.

“É motivo de muito orgulho podermos contar com duas etapas no Nordeste. A etapa de Maceió já foi eleita uma das melhores de todo o circuito e com uma história tão recente. Temos a certeza que será mais uma prova incrível e que terá todo o apoio do público alagoano”, ressaltou.

Outra atração programada no evento é o Ironkids, competição para crianças de 2 a 12 anos, masculino e feminino, que visa apresentar a prática esportiva aos jovens de forma lúdica e divertida. O evento será no sábado, dia 6, às 9h30, na Expo montada na Praia de Pajuçara.

Melhor destino sede do IronMan 70.3

Em uma pesquisa aplicada pela World Triathlon Corporation (WTC), entidade responsável pela organização da prova, Maceió foi vencedora nas principais categorias: ‘Melhor Local’ e ‘Qual prova estaria no próximo ano’. Além de uma orla considerada a mais bonita do Brasil e um mar aquecido em todas as épocas do ano, a cidade conta com um dos mais modernos parques hoteleiros do Nordeste, um circuito de bares e restaurantes premiados e uma boa infraestrutura de serviços para atender os visitantes.

Confira a programação

4 de agosto – Quinta-feira

14h / 19h – EXPO IRONMAN – Praia de Pajuçara

14h / 18h – Entrega de Kits – assinar Termo Médico e agendar horário no site – EXPO

5 de agosto – Sexta-feira

9h / 19h – EXPO IRONMAN – Praia de Pajuçara

9h / 18h – Entrega de Kits (assinar Termo Médico e agendar horário no site – EXPO)

10h – Congresso Técnico Online Português / Inglês – Youtube – Unlimited Sports Brasil

16h / 17h – Plantão de Dúvidas sobre o Congresso Técnico com os diretores de prova – SAC (EXPO)

6 de agosto – Sábado

8h30 / 19h – EXPO IRONMAN – Praia de Pajuçara

9h – Entrega de Kits

9h30 – IRONKIDS

10 / 11 h – Plantão de Dúvidas sobre o Congresso Técnico com os diretores de prova

7 de agosto – Domingo

4h / 6h – Acesso à Área de Transição – Transição (Praia de Pajuçara)

5h / 6h – Acesso à Largada (entrada pela Transição) – Transição (Praia de Pajuçara)

6h / 6h35 – Largada – Rolling Start – Praia de Pajuçara

11h / Premiação Top 3 – Transição (Praia da Pajuçara)

12h / 15h – Bike Check-Out – Transição (Praia da Pajuçara)

12h / 15h – Achados Perdidos – Transição (Praia da Pajuçara)

18h30 – Premiação – Transição (Praia da Pajuçara)

19h30 – Distribuição de Vagas IRONMAN 70.3 World Championship – Transição (Praia de Pajuçara 

Deixe seu comentário

0 comentários