busque por título

Esportes

mix vale

17/09/2021 às 17:20

Pedalada segura com dicas do Real Deodorense

 

(Créditos de imagem: Divulgação)

Pedalada segura com dicas do Detran As bicicletas estão por todas as partes. O meio de transporte, mais sustentável e econômico, é utilizado como forma de locomoção para o trabalho, serviços de entrega, atividades físicas e passeios. Porém, é preciso estar atento para que as viagens terminem da melhor maneira possível.

De acordo com os novos dados do Infosiga SP, sistema do Governo do Estado gerenciado pelo programa Respeito à Vida e Detran.SP, a maior redução nas fatalidades de trânsito no Estado envolveu ciclistas comparando os meses de junho de 2020 e junho de 2021, com 32 casos (2020) e 27 (2021), menos 15,6%.

“Dicas para um transporte mais seguro de bicicletas são fundamentais para que tenhamos dados cada vez menores de acidentes envolvendo ciclistas no Estado. O respeito é essencial é deve ser mútuo entre os condutores, sempre com cautela e atenção às leis de trânsito”, destaca Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP.

1 – Escolha bem sua rota

“O melhor caminho para a bicicleta raramente é o mesmo do carro ou do ônibus. Busque sempre ciclovias, trajetos calmos e desvie das subidas”

2 – Pedale sempre na mão correta

“Evite andar na contramão, pois você surpreende os motoristas e reduz muito o tempo de reação dos condutores. Pedalando no mesmo sentido, você diminui as chances de uma colisão e até mesmo o tamanho do impacto caso ela ocorra”

3 – Fique longe das portas

“Alguém pode abrir a porta de um carro por exemplo sem te ver e te jogar na frente de um outro veículo que esteja em movimento na rua. Por isso, passe longe delas!”

4- Seja um veículo

“O ciclista deve andar na lateral da via, mas evite pedalar colado na calçada. Se os carros passarem na mesma faixa, estarão muito próximos e podem derrubar quem estiver na bike. E preciso ter um espaço de fuga para essas situações. Mas não segure o trânsito. Ao perceber que há uma fila de veículos atrás de você, dê passagem e depois continue”

5 – Proteja os pedestres

“A bicicleta é um veículo e deve circular nas vias. Ao usar a calçada, desça da bike. E quando se deparar com pessoas atravessando a rua, freie e pare, mesmo quando não houver semáforo”

6- Não fure o sinal

“Não passe no sinal vermelho. Você põe em risco a si mesmo e aos pedestres”

7 – Iluminação é essencial

“Ter luzes na bicicleta é a garantia que os motoristas vão te ver à distância. Utilize luzes brancas na frente e vermelhas atrás Sem usar na condição piscante, pois essa condição ofusca o motorista que ven ba não contraria”

8 – Equipamentos de segurança são aliados

“Capacete e luvas não são obrigatórios, mas te protegem em caso de queda. E os óculos impedem que o vento traga poeira para os seus olhos”

9 – Sinalize sempre

“Os motoristas precisam saber com antecipação o que você vai fazer. Por isso, faça sempre uma sinalização ao mudar de faixa ou fazer uma manobra que requer o movimento”

10 – Educação é fundamental

“Peça e dê passagem. Não deixe de agradecer. Um ciclista simpático e cordial é tratado melhor pelos motoristas”

11 – Dê preferência para ciclovias

“As ciclovias e ciclofaixas isolam as bicicletas dos demais veículos. Por isso, são mais seguras. Em locais que não possuem a estrutura, prefira utilizar vias com menos movimento”

12 – Fique fora do corredor de ônibus

“Ao andar de bicicleta em uma faixa exclusiva para ônibus, você interfere no trânsito pois em determinadas situações eles não podem de ultrapassar”

13 – Saídas à direita

“Em saídas livres ou esquinas, tenha atenção redobrada: um motorista pode virar na sua frente. Analise os carros ao redor e sinalize se necessário”

14 – Antecipe os movimentos

“Avalie posicionamentos e sinalizações dos motoristas para antecipar o que eles farão e assim se prevenir de um movimento mais brusco no trânsito”

15 – Seja previsível

“Não faça ziguezagues, não entre em uma avenida sem olhar e sinalize sempre antes de desviar de um carro parado, mesmo que o motorista mais próximo esteja bem mais para trás” 

Deixe seu comentário

0 comentários