busque por título

Esportes

GloboEsporte.com

20/08/2019 às 17:52

Sul-coreano é o primeiro tenista surdo a vencer uma partida no circuito da ATP

Duck-Hee Lee, de apenas 21 anos, superou o suíço Henri Laakosonen na chave principal em Winston-Salem
 

(Créditos de imagem: Camerawork USA / ATP)

A terça-feira de 20 de agosto de 2019 ficará marcada na história do tênis e também na memória de Duck-Hee Lee. O sul-coreano de 21 anos venceu sua primeira partida em nível ATP no torneio de Winston-Salem, nos Estados Unidos. Até aí nenhuma grande novidade, não fosse o fato que ele é surdo. O jogador, que já ocupou o 130º lugar no ranking, atua normalmente no circuito apesar da sua deficiência.

- É muito importante ser o primeiro surdo a jogar a este nível, a ser profissional. Eu realmente não consigo ouvir nada. Mas, se alguém está gritando, sim. Consigo perceber alguma coisa. Não consigo ouvir a bola ou as chamadas dos juízes em quadra. Eu realmente tento me focar na bola e nos gestos dos meus oponentes - disse Lee.

Atual número 212 do mundo, Duck-Hee Lee é considerado pela ATP como um dos tenistas mais promissores da nova geração. Na madrugada de segunda para terça-feira, ele venceu o suíço Henri Laakosonen por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (4) e 6/1, para alcançar o feito de sua primeira vitória em um grande torneio do circuito.

Em entrevista ao site oficial da ATP, o sul-coreano lembrou algumas momentos de dificuldade, quando pessoas tiravam sarro de sua deficiência. Apesar de ser surdo, o tenista consegue se comunicar falando através de seu idioma.

- As pessoas faziam brincadeiras com minha deficiência. Eles me diziam que eu não poderia jogar. Foi definitivamente difícil, mas meus amigos e minha família me ajudaram a passar por isso. Eu queria mostrar para todo mundo que podia fazer isso. Minha mensagem para as pessoas que têm deficiência auditiva é que não se desencoraje. Se você trabalhar duro, pode fazer qualquer coisa - afirmou o tenista.

Na segunda fase de Winston-Salem, Lee enfrenta o polonês Hubert Hurkacz, cabeça de chave número 3 da competição, nesta terça-feira.

 

Deixe seu comentário

0 comentários