Candidato Digital
busque por título

Marechal

IFAL

09/07/2018 às 17:49

Campus Marechal Deodoro lança relatório trimestral de execução orçamentária

Publicações serão publicadas periodicamente no site institucional do Campus
 

(Créditos de imagem: Divulgação)

Empenho. Custeio básico. Dotação. Se você não tem familiaridade com o mundo das finanças, provavelmente essas palavras não dizem muita coisa. Mas entendê-las é fundamental para quem deseja compreender como funciona uma instituição pública. Pensando nisso, o Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro criou o Relatório de Execução, Controle e Transparência, publicação trimestral que traz o orçamento comentado da instituição.

A primeira edição foi lançada na sexta-feira (6), com os números dos três primeiros meses de 2018. A iniciativa é do Departamento de Orçamento e Finanças (DOF) do Campus, baseada no "Tesouro Gerencial", um sistema de "business intelligence" desenvolvido pela Secretaria do Tesouro Nacional para gerar relatórios dinâmicos.

"Com o relatório, conseguimos explicar de onde os recursos vêm e detalhar como estão sendo investidos. Faz parte da promoção do controle social e facilita as discussões dentro do instituto, inclusive junto à sociedade", diz Tiago Rodrigues, chefe do DOF.

O trabalho também é assinado pelos servidores Diana Balbino e Ivanildo de Souza, coordenadores de Orçamento e Finanças, respectivamente. A ideia é publicar uma nova edição do relatório a cada três meses, não apenas com os dados brutos, mas também definições e explicações didáticas, que facilitem o entendimento de servidores, estudantes e da comunidade externa.

Você pode baixar o relatório no site www.marechal.ifal.edu.br, na seção Administração, e contribuir com sugestões pelo email orcamento.marechal@ifal.edu.br 

Deixe seu comentário

0 comentários