busque por título

Marechal

Asscom

09/06/2022 às 07:01

CONECTE SUS: Cosems participa de visita técnica da Dinamarca a Marechal Deodoro

 

(Créditos de imagem: Divulgação)

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) e diretor do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Rodrigo Buarque, participou nesta tarde da visita da delegação da Dinamarca e do DATASUS/Ministério da Saúde a Marechal Deodoro para cumprir agenda sobre a Informatização das Unidades de Saúde e utilização do Prontuário Eletrônico do Cidadão PEC.

Durante a tarde foi apresentado no Salão Nobre do Palácio Provincial da Prefeitura Municipal o Panorama Geral da Saúde pelo gestor da pasta Sival Clemente. A Comitiva foi recepcionada pelo prefeito Cláudio Costa. Em seguida a representante do DATASUS apresentou a estratégia Saúde Digital no Brasil e a contribuição de Alagoas como estado piloto.

Já o Conecte SUS foi mostrado pela área técnica da SMS.

Na ocasião a diretora geral e autoridade dinamarquesa de dados em Saúde Vibeke Van, considerou inspirador o foco que o municipio dá à saúde pública.

O professor da Universidade Aalborg Christian Nohr afirmou que o objetivo da visita era a troca de experiências, mas que eles vão levar na bagagem mais conhecimentos que os que trouxeram.

Também participaram da agenda da Dinamarca, que contou com uma visita técnica à UBS de Poeira, o secretário de Campestre Ednaldo Trajano e a apoiadora regional do Cosems-AL Mirna Vaz, que acompanham, junto ao Conasems, o Grupo Técnico Nacional de Informação e Informática, representando o Cosems AL.

A autoridade de dados em saúde da Dinamarca apresentou o sistema de Saúde dinamarquês. O país investe em saúde digital há 27 anos e os dados dos cidadãos são identificados por meio do CPF, conhecido como CRF. 

Deixe seu comentário

0 comentários