Prefeitura marechal
busque por título

Marechal

PMMD

18/10/2018 às 16:10

Durante todo o mês, as Unidades de Saúde do município vão realizar ações de conscientização e prevenção contra o câncer de mama e de colo de útero para as mulheres deodorenses

 

(Créditos de imagem: PMMD)

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Saúde, realiza durante todo o mês de outubro uma série de atividades em comemoração ao Outubro Rosa. As atividades de conscientização e prevenção serão realizadas pelas equipes, nas Unidades de Saúde.

A programação foi aberta nessa quarta-feira (18), no PSF de Taperaguá. Dezenas de mulheres do bairro de Taperaguá, e das comunidades do entorno atendidas pelo Programa de Saúde da Família (PSF) participaram de palestras e ações durante toda a tarde.

Com uma palestra sobre as causas do câncer de mama e o autoexame, as mulheres puderam aprender técnicas de como detectar se possui algum sintoma do câncer de mama, tema abordado durante o outubro rosa. Na ocasião, as deodorenses puderam tirar dúvidas e se inteirar sobre a importância de procurar um médico para que a doença seja tratada ainda no início, garantindo assim, maiores chances de cura.

Além de palestras, foram realizadas atividades de alongamento, técnicas de relaxamento e marcações de exames. O intuito é que só na comunidade de Taperaguá, 222 mulheres de 50 a 69 anos, possam fazer o exame da mamografia, para observar o estado de saúde.

Em Marechal Deodoro, os assuntos abordados no Outubro Rosa, são realizados no ano todo, através do Circuito da Mulher, que é voltado para tratamentos da saúde da mulher, com exames, consultas e outras atividades.

De acordo com a moradora do Bairro de Taperaguá, Elita Maria, de 80 anos, a ação garantiu que ela entendesse a importância da prevenção e como a mulher deve se auto avaliar.

“Eu gostei muito de participar dessa ação, eu aprendi a fazer o auto exame e pude tirar dúvidas. Desde que entrei no Circuito da Mulher, minha saúde melhorou muito”, expôs.

Segundo a enfermeira do PSF de Taperaguá, Julilda Medeiros, a equipe da Unidade de Saúde realiza tudo o que é preconizado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde de Marechal Deodoro.

“Nós estamos muito felizes em realizar essa comemoração hoje, porque com isso, nós explicamos para as moradoras da nossa comunidade, a importância de realizar exames para que possam se prevenir quanto ao câncer de mama e de colo de útero”, explicou.

Em Marechal Deodoro, todas as Unidades de Saúde estarão realizando diversas ações voltadas para o Outubro Rosa. Serão realizadas palestras, com o NASF e as equipes das unidades. Além disso, aulas de zumba, exames de citologia e mamografia, atendimento médico para as mulheres e outras atividades.

Confira o cronograma:

Dia 18 – 8h30 PSF Rua Nova (Massagueira) e 13h Poeira

Dia 19 – 8h PSF Massagueira

Dia 21 – 5h PSF Santa Rita

Dia 23 – 9h PSF Malhadas ; 13h30 PSF Denison Amorim e 8h e às 13h30 PSF Barro Vermelho

Dia 24 – 8h30 PSF Vila Altina/Estiva; 8h30 PSF José Dias/Terra da Esperança

Dia 25 – 13h PSF Francês e 13h30 PSF Tuquanduba

Dia 26 – 9h Posto do Gislene; 9h Posto do Cabreiras e 8h PSF Barra Nova
 

Deixe seu comentário

0 comentários