busque por título

Marechal

IFAL

04/06/2019 às 17:03

Estudantes do Ifal Marechal fazem gincana para recolher plásticos na Semana do Meio Ambiente

Evento é realizado por turma do curso superior em Gestão Ambiental e envolverá toda a comunidade na sexta-feira (7) 

(Créditos de imagem: Divulgação)

Há uma semana, estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) estão numa grande maratona para recolher plásticos usados em Marechal Deodoro. Vale apoio da família, contribuição de servidores públicos da escola e até campanha nas redes sociais. Tudo para ver quem arrecada a maior quantidade de material. Na próxima sexta-feira (7), os plásticos serão pesados e as turmas vencedoras serão premiadas.

A 1ª Gincana de Acolhimento é uma ideia de estudantes do curso superior em Gestão Ambiental para mobilizar a comunidade na Semana Mundial do Meio Ambiente. A atividade foi criada dentro da disciplina de Gestão de Resíduos Sólidos, ministrada pelo professor Jorge Filho, e acabou ganhando o apoio do Grêmio Estudantil Nelson da Rabeca e da direção do Campus Marechal Deodoro.

“A gente queria envolver todo mundo, extrapolar a sala de aula. Então conversamos com o grêmio, a direção e agora todas as turmas dos cursos técnicos estão participando. No final, queremos conscientizar a comunidade escolar sobre o uso do plástico e reduzir a quase zero o uso de copos descartáveis”, explica Artur Barbosa, estudante de Gestão Ambiental e também servidor técnico-administrativo do campus.

Entre as missões propostas pela gincana, também está a confecção de roupas a partir de plástico reciclável. O desfile com as produções também será realizado na sexta-feira (7), pela manhã e pela tarde. Haverá uma turma vencedora em cada turno.

A pesagem dos plásticos será feita com o apoio da Coopmar (Cooperativa dos Catadores de Marechal Deodoro). Todo o material arrecadado também será entregue à cooperativa, que possui parceria com o campus do Ifal na cidade. Desde outubro do ano passado, o instituto mantém um posto de coleta seletiva, cujos resíduos são recolhidos três vezes por semana pela cooperativa.

O Sintietfal (Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas) também apoia a gincana. Mais informações podem ser obtidas com a organização do evento pelo perfil @gestao_ambiental.ifal no Instagram. 

Deixe seu comentário

0 comentários