busque por título

Marechal

PMMD

17/12/2019 às 07:49

I Concurso Culinário seleciona três novos pratos para a merenda escolar de 2020

As receitas de creme de macaxeira com frango, vaca atolada de carne bovina e bobó de frango foram as grandes campeãs do concurso. 

(Créditos de imagem: Divulgação )

A receita de creme de macaxeira com frango, da Escola Municipal Jonas Pinto, localizada no Riacho Velho, foi a grande campeã do I Concurso de Culinária da Secretaria Municipal de Educação. O certame teve início em outubro e selecionou os pratos vencedores em uma grande final, realizada nesta segunda-feira (16), no auditório do Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

Os três primeiros lugares entrarão no cardápio fixo da merenda escolar para o ano letivo de 2020. O segundo e terceiro lugar ficou por conta da Escola Professora Lucas, anexo 1 e 2, localizada nas Malhadas, com os respectivos pratos de vaca atolada de carne bovina e bobó de frango.

O I Concurso Culinário foi idealizado pela Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de dinamizar o cardápio da merenda escolar, sempre com a premissa de oferecer uma alimentação saborosa e saudável. Além disso, o concurso também visou estimular o consumo de alimentos da Agricultura Familiar deodorense, movimentando a economia local, além de trabalhar a valorização e autoestima das merendeiras. O edital do concurso foi lançado em agosto, tendo se inscrito 13 pratos de 12 unidades educacionais do município.

As seletivas foram realizadas nos meses de outubro e novembro, selecionando para a final sete pratos. A seleção foi feita de acordo com a aceitabilidade dos alunos com cada receita, seguindo o teste de legitimidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, compôs a mesa de jurados que escolheu os melhores pratos do concurso. Em sua fala, Cacau falou da importância da iniciativa e parabenizou os envolvidos.

"Essas mulheres guerreiras [merendeiras] que passam o dia fazendo o alimento para aquelas crianças. Quantas crianças chegam na escola com fome, e vocês têm esse papel fundamental, que é de trazer a nutrição, que é de trazer o alimento, a qualidade de vida. Cada merendeira que vem aqui para frente, a diretora da escola fica vibrando sentada, pela integração da equipe e valorização profissional”, afirmou.

A receita de Pudim de Macaxeira do NEI Sonho Feliz, localizada no Centro recebeu o prêmio de maior aceitabilidade por parte dos alunos. Os vencedores foram selecionados por uma banca de jurados composta por autoridades e técnicos de nutrição.

Segue a lista dos classificados:

1º lugar - Creme de macaxeira com frango (Escola Municipal Jonas Pinto - Riacho Velho)
2º lugar - Vaca atolada de carne bovina (Escola Municipal Professora Lucas, sede 1 - Malhadas)
3º lugar - Bobó de frango (Escola Municipal Professora Lucas, sede 2 - Malhadas)
4º lugar - Vaca atolada de carne bovina (Escola Municipal José Bispo - Barra Nova)
5º lugar - Suflê de batata doce (Escola Municipal Altina Ribeiro - Vila Altina)
6º lugar - Bolinho de macaxeira (Escola Municipal Petronila de Gouveia - Massagueira)
7º lugar - Pudim de macaxeira (Nei Sonho Feliz - Centro) 

Deixe seu comentário

0 comentários