busque por título

Marechal

gazetaweb

18/07/2019 às 08:36

IPHAN entrega obras de restauração em Marechal Deodoro e Penedo nesta sexta

Celebrações acontecem às 9h30 e 15h, respectivamente; mais de R$ 4 milhões em recursos foram destinados para a execução das construções 

(Créditos de imagem: Divulgação )

Na próxima sexta-feira (19), o Patrimônio Cultural de Alagoas realiza a entrega das obras de requalificação do Museu de Arte Sacra de Marechal Deodoro, da implantação do Cais da Marina da Escola Náutica e da restauração do edifício Vila Lessa, em Penedo, ambos municípios de Alagoas.

Segundo informações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Ministério da Cidadania, mais de R$ 4 milhões em recursos foram destinados para a execução das obras, que destacam as belezas e a história da região, além de promover o desenvolvimento das duas cidades por meio da cultura.

Dois momentos marcam as entregas. O Convento Franciscano de Santa Maria Madalena, em Marechal Deodoro, reabre às portas do Museu de Arte Sacra às 9h30. Nele, a partir dos recursos do PAC Cidades Históricas, o local foi adaptado com novas instalações elétricas e expográficas, projeto multimídia e de segurança, implantação de condições de acessibilidade e de sinalização e comunicação visual.

Além disso, a expectativa do Iphan é de que as obras fortaleçam o potencial turístico das cidades e também beneficie a comunidade local, que consolida o Museu como importante equipamento cultural da região e permite a difusão do acervo bibliográfico, documental e iconográfico.

Já no período da tarde, às 15h, a população de Penedo vai conhecer os trabalhos de urbanização às margens do Rio São Francisco, no Barro Vermelho, com a entrega do Cais da Marina da Escola Náutica. O complexo construído deve estimular as atividades navais e a promoção na rota do turismo náutico nacional.

Com a iniciativa do Iphan, a intervenção envolveu a restauração dos galpões de uma antiga fábrica situada no local, concluída em 2017, e agora a requalificação da encosta, com a instalação de um píer flutuante. A ação vai transformar a região, que antes era um grande depósito de lixo e de entulhos.

O penedense também poderá conhecer a conclusão da obra do edifício Vila Lessa, na região do Centro Histórico. Atualmente, o prédio abriga o acervo da biblioteca da Casa do Penedo. A restauração incluíram a restauração das fachadas, a instalação de climatização e das devidas condições de acessibilidade, a implantação de novos espaços para consulta, além da acomodação e administração do acervo existente.

Para prestigiar as celebrações, a agenda das cidades terão a presença da presidente do Iphan, Kátia Bogéa, do superintendente do Iphan em Alagoas, Mario Aloísio Barreto, dos prefeitos Cláudio Ayres, de Marechal Deodoro, e Marcius Beltrão, de Penedo, entre outras autoridades.

Serviço:

Entrega da obra de requalificação do Museu de Arte Sacra de Marechal Deodoro/AL

Data: 19 de julho de 2019, às 9h30

Local: Convento de Santa Maria Madalena, Rua São Francisco, Vila Santa Maria Madalena

Entrega das obras de implantação do Cais da Marina da Escola Náutica e da restauração do edifício Vila Lessa, em Penedo/AL

Data: 19 de julho de 2019, às 15h

Local: Marina da Escola Náutica, Bairro Santo Antônio

*Com informações da assessoria de comunicação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 

Deixe seu comentário

0 comentários