Prefeitura marechal
busque por título

Marechal

Estaeel Santos

27/01/2020 às 08:08

Marechal Deodoro: 100 dias, Zero homicídios.

 

(Créditos de imagem: )

Segurança Pública era um assunto que preocupava (era) a todos nós, visitantes e comunidade nativa deodorense. O município vive uma real sensação de segurança (a mesma sentida no Estado) e os números confirmam isso. O último homicídio registrado em Marechal Deodoro aconteceu dia 15 de outubro de 2019 (Fonte: Polícia Civil). Mais de três meses sem homicídios, num município que, por exemplo, tabulou CVLI`s – Crimes Violentos Letais e Intencionais em todos os meses de 2017 (Fonte: NEAC).

O deodorense tem muito o que comemorar, já que numa concepção básica, segurança é um bem público e estamos com “100 dias e zero homicídios”. Este não é um patamar fácil de se conseguir e muito menos de se manter.

Imaginar um município, com uma população estimada de 51.901 habitantes, segundo IBGE, e onde o turismo potencializa este número sazonalmente durante o ano, nos faz lembrar o quanto é difícil, para polícia, manter a ordem pública. As autoridades policiais se preocupam com quem é da terra e tem preocupação maior com aqueles que não são.

Marechal Deodoro é uma cidade turística, berço de belezas naturais. Isto significa que somos procurados por turistas de todas as partes do Brasil, sem falar dos voos turísticos internacionais chegados no Estado e recepcionados pelo munícipio. É verdade dizer, que quem visita Marechal, busca segurança, além das praias, culinária, do aconchego e da receptividade, obviamente.

Reduzir violência (homicídios) era um sonho, até pouco tempo atrás nesta cidade, distante apenas 24 km da capital alagoana. A realidade foi mudando e a construção de uma comunidade mais segura e pacífica foi possível – o sonho tornou-se realidade. Foram registradas 33 mortes violentas em 2017, 25 ocorrências em 2018 e apenas 18 registros em todo ano de 2019 (FONTE: NEAC). Estamos sem registrar homicídios de outubro de 2019 até hoje.

E o que isso significa para o munícipio? Tudo! Certamente todos responderão...
Marechal Deodoro é uma cidade de espírito interiorano. Ficar na porta de casa até tarde, permitir que as crianças brinquem na rua (até tarde), namorar sentado no banco da praça, são desejos de todos que a consequência do trabalho policial tem conseguido resgatar.

O povo deodorense vive dias de paz e ordem pública. Esse sentimento vivido precisa ser mantido. Então, que sejamos todos partícipes nesse processo. O principal ator nesse cenário de segurança, a polícia, tem trabalhado... e trabalhado muito! Mas segurança pública requer o envolvimento de todos nós. A arma segura da população continua sendo o disque denúncia 181 – Ligue e denuncie.
Lembre-se: “100 dias, zero homicídios”.
Precisamos nos manter nesta constante!

Por Staeel Santos - Diácono e Consultor de Segurança Pública
 

Deixe seu comentário

7 comentários

  • Enviado em 28/01/2020

    Por Diego bruno

    Parabéns a segurança de marechal deodoro, sabemos que a luta é grande , mais com a ajuda da comunidade e o excelente trabalho da polícia pode-se alcançar resultados ainda melhores, Avante!

  • Enviado em 27/01/2020

    Por Iolanda

    Que maravilha! Os policiais do município estão de parabéns pelo trabalho.

  • Enviado em 27/01/2020

    Por Bárbara

    Excelente notícia. Saber que há de fato redução no número de assassinatos nos traz duas certezas: 1. Que a polícia esta trabalhando. 2. Que a comunidade pode acreditar no trabalho da polícia.

  • Enviado em 27/01/2020

    Por Tânia Maria Holanda Carvalho

    É de grande importância o trabalho que está sendo realizado no município de Marechal Deodoro. Esse é o caminho. Que sirva de exemplo para outros municípios, estados e o país. Só assim acabamos com tanta desgraça e sofrimentos. Pois segurança é um direito de todos e dever do Estado. Parabéns pelo texto do Consultor de Segurança Pública. Temos que apoiar, contribuir e que exemplo como esse seja seguido. PAZ para o mundo.

  • Enviado em 27/01/2020

    Por ERIVALDO MANOEL DA SILVA

    Parabéns por esta constatação, vivemos dias eu que é difícil ter notícias boas e positiva,mostrar esses dados é motivo de comemoração, muito bom sentir essa segurança na cidade, marechal merece ser reconhecida com a paz e tranquilidade tão característica de seu povo.

  • Enviado em 27/01/2020

    Por Clara Gonzaga

    Parabéns a polícia. Muito importante para os moradores e visitante.

  • Enviado em 27/01/2020

    Por OTÁVIA JULIAN TENÓRIO BRANDÃO

    Excelente notícia, o que significa que nosso Estado está cada vez mais empenhado em trazer a segurança para o nosso dia a dia.