busque por título

Marechal

Sthefane Ferreira

13/12/2019 às 08:16

Marechal Deodoro se tornará a primeira cidade do Brasil a ter biblioteca pública em uma Igreja

A biblioteca vai funcionar na Igreja de Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos, que será totalmente restaurada para receber o projeto bibliotecário.  

(Créditos de imagem: Welligton Alves)

Marechal Deodoro irá se tornar a primeira cidade do Brasil a ter biblioteca pública em uma uma igreja. É que a secular Igreja de Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos, que fica localizada na Rua Dr. Ladislau Neto, no Centro Histórico, será totalmente restaurada para receber o projeto bibliotecário. A ordem de serviço para o início das obras aconteceu na manhã desta quinta-feira (12).

Com o projeto oriundo da Superintendência Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, a obra está orçada em R$1,3 milhão, tendo os recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), garantidos pelo Deputado Federal Sérgio Toledo e pelo Senador Fernando Collor, na última quarta-feira (20).

Os espaço receberá restauração no piso, telhado, altares e paredes, além de todo o coro que também será revitalizado. Após a restauração, será implantada a estrutura para a montagem da biblioteca municipal, com estandes, mesas, cadeiras, computadores e etc. A obra tem por objetivo reativar o espaço utilizando-o a favor da educação.

Durante a solenidade de ordem de serviço, o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, falou da importância da reabertura da biblioteca pública para o município em uma estrutura digna e única no país.

“A biblioteca pública de Marechal Deodoro foi fechada há anos, e nós iremos reabri-la. Será mais um benefício para os deodorenses, que terão uma biblioteca dentro de uma igreja, isso é valorização do nosso patrimônio. Quero agradecer ao deputado Sérgio Toledo e ao Senador Fernando Collor por todo apoio e dedicação com a nossa cidade”, afirmou o prefeito.

A IGREJA

Sendo um dos monumento mais antigos e importantes do Centro Histórico de Marechal Deodoro, a Igreja de Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos teve sua pedra fundamental lançada em 1757, mas só ficando concluída em 1860. Com mais de 260 anos, a Igreja nunca passou por um processo de restauro, resultando em uma estrutura arruinada e sem utilização. A obra tem por objetivo reativar o espaço utilizando-o a favor da educação.

 

Galeria de fotos

Deixe seu comentário

1 comentários

  • Enviado em 13/12/2019

    Por Dea Lins

    Que maravilha! Nasci em Marechal, Deodorense Braba ... E em meus tempos de escola não tínhamos computadores ou outros meios de pesquisas a não ser nossos livros e nossa biblioteca publica. Lembro-me como era ter que escrever todas as pesquisas mais ao mesmo tempo incrível por lermos e nos embalarmos com as histórias. Obrigada ao Nosso Prefeito Cacau por mais esse lindo PRESENTE. Nossos futuros deodorenses irão poder desfrutar dessa maravilhosa experiencia que se chama Leitura.