Prefeitura marechal
busque por título

Marechal

PMMD

07/11/2018 às 22:32

Visitas de agentes de endemias e agentes de saúde aumentam em 80%, em Marechal Deodoro

Há 10 anos, o município não atingia a meta de 40% preconizada pelo Ministério da Saúde

 

(Créditos de imagem: PMMD)

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando diversas ações em todo o município, visando a melhoria da saúde dos deodorenses. Um desses fatores, é a constante visitas dos agentes de saúde e dos agentes de endemias às residências.

Em dois anos, a atual gestão conseguiu aumentar a visita dos agentes de endemias e saúde em 80%, como preconiza o Ministério da Saúde. Antes, as visitas não chegavam a 40%, de acordo com os dados da Secretaria de Saúde de Marechal Deodoro.

O município não alcançava a meta há mais de 10 anos e, de desde o ano passado o número vem subindo, totalizando num aumento de mais de 100%, segundo a Secretaria de Saúde. A meta de visitas do Ministério da Saúde para o município, é de 228.352, por ano. E para que isso fosse possível, a Prefeitura de Marechal Deodoro, disponibiliza todas as ferramentas necessárias, para que os objetivos começassem a ser concluídos.

Para realizar essas visitas, os agentes de saúde contam com tablets que possuem o sistema E-SUS+. Com esse aplicativo, os agentes coletam todos os dados necessários nas visitas executadas.

Com as visitas dos agentes, o número de consultas de especialistas, clínicos gerais e exames também aumentou. Além disso, houve um aumento geral nos indicadores, a exemplo da redução da mortalidade infantil e mulheres diagnosticadas precocemente com câncer de mama e no colo de útero.

Além disso, com o aumento das visitas dos agentes de endemias, o município está com um menor índice de dengue, zika e chikungunya. Até o início de 2017, as visitas não chegavam nem a 10 mil residências e terrenos por cada ciclo bimestral e atualmente o município já está alcançando 29 mil visitas.

De acordo com o secretário de saúde de Marechal Deodoro, Aérton Lessa, o município está fazendo a parte de alertar e prevenir os deodorenses, agora cabe os moradores se policiarem e evitar focos do mosquito. O secretário também contou que o objetivo da Prefeitura é garantir uma saúde de qualidade para o deodorense.

“Quando assumimos a Secretaria de Saúde, notamos um baixo índice nas visitas dos agentes, e a partir disso buscamos métodos para reverter esse quadro. Primeiro nós garantimos condições para os agentes, para que pudessem realizar o seu trabalho com qualidade. Nós estamos fazendo a nossa parte, em enviar os agentes de endemias para as residências e agora cabe aos moradores evitarem os focos de mosquito, para que em conjunto, nós possamos garantir uma saúde de qualidade”, explicou. 

Deixe seu comentário

0 comentários