busque por título

Polícia

Aarão José

01/09/2021 às 06:05

Perícia alagoana utilizará drone em levantamentos periciais de grande escala

O equipamento adquirido por meio de um acordo de não persecução penal também será usado em locais de difícil acesso 

(Créditos de imagem: Divulgação)

O Instituto de Criminalística de Alagoas (IC), encerrou, na tarde desta terça-feira (31), o primeiro treinamento para o uso de drone em locais de perícia criminal. O curso foi promovido pelo núcleo de inteligência da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP) e teve como público-alvo peritos criminais.

O treinamento foi realizado durante dois dias na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió. Na oportunidade, os peritos criminais receberam instruções teóricas, aulas práticas com o drone da SSP, como também puderam testar o novo drone do IC, que será utilizado em perícias realizadas em grandes territórios e locais de difícil acesso.

O perito criminal Wellington Melo, chefe especial do Instituto de Criminalística (IC) explicou que o drone do IC, modelo DJI MAVIC Air, foi adquirido em parceria com o Ministério Público do Estado de Alagoas por meio de um acordo de não persecução penal. Ele ressaltou a importância da participação dos peritos criminais na capacitação e que os participantes serão cadastrados na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para o uso do equipamento.

“O treinamento foi aberto a todos os peritos criminais, mas inicialmente participaram doze profissionais. Após esse treinamento para utilização de drone em levantamentos periciais de grandes proporções, iremos formar um grupo para utilização desse equipamento e as definições de tipos de locais que ele será utilizado.” Explicou o chefe do IC.

Crime ambiental

Na próxima sexta-feira (03), o Instituto de Criminalística irá realizar o primeiro teste de campo com o uso do drone. Na data, uma equipe do órgão com vários peritos criminais, irá a Joaquim Gomes para realizar uma perícia ambiental no município.

Em Alagoas, os veículos aéreos não tripulados e controlado remotamente, já são utilizados pelas forças de segurança pública para realizar inúmeras tarefas. Além de perícias de meio ambiente, o Instituto de Criminalística, também poderá utilizar o equipamento em perícias de crimes contra a vida, contra o patrimônio e acidentes de trânsito.
 

Deixe seu comentário

0 comentários