busque por título

saúde infantil

Agência Alagoas

06/12/2019 às 07:49

Programa Criança Alagoana integra mutirão de cirurgias em Maceió

Ação visa acabar com a demanda de cirurgias de hérnia umbilical em crianças 

(Créditos de imagem: Ilustração )

O programa Criança Alagoana está presente no Mutirão de Cirurgias promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), no bairro do Benedito Bentes. A ação vai até domingo (8), oferecendo cirurgias de hérnia umbilical para crianças de 4 a 10 anos.

A expectativa é atender 350 crianças por dia, que já passam por exames de imagem e de sangue e saem do mutirão com a cirurgia agendada. A previsão é que essas cirurgias já se iniciem no próximo dia 10, e que o mutirão acabe com a espera para esse tipo de demanda cirúrgica.

“O núcleo da saúde do Cria detectou que existia uma procura muito grande para cirurgias de hérnia umbilical, então integramos essa ação ao mutirão. Pretendemos estender essa cirurgia, no âmbito da pediatria, para os outros municípios alagoanos, a medida que o mutirão for levado para as outras regiões do Estado”, disse Alessandra Viana, coordenadora do Núcleo da Saúde do Cria.

A dona de casa Vandete da Silva foi a primeira mãe a chegar no mutirão para fazer os exames e agendamento da cirurgia de hérnia, da filha de 7 anos. “Fiquei sabendo que no Benedito Bentes o governo ia oferecer a cirurgia, então foi muito bom porque já resolvemos tudo aqui mesmo e minha filha já vai entrar o ano com a cirurgia já feita”, disse Vandete.

ESPAÇO LÚDICO

O Cria também disponibilizou uma estrutura para acolher crianças que vieram acompanhadas pelos pais, que buscavam atendimento. O núcleo da saúde do Cria recebeu essas crianças com pintura de rosto, desenhos, cama elástica e piscina de bolinha. Além disso, elas receberam orientações sobre higiene e alimentação saudável e ganharam um kit com produtos de higiene pessoal.

O mutirão de cirurgias vai até dia 8, e quem para agendar a cirurgia basta levar os documentos pessoais, dos pais e da criança, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde.

 

Deixe seu comentário

0 comentários