busque por título

Saúde

MSN

03/12/2019 às 06:06

20 alimentos que se pode comer depois do vencimento

 

(Créditos de imagem: Divulgação )

A data de validade dos alimentos é uma boa forma de saber se algo ainda é seguro de ingerir, mas, em alguns itens, é mais uma sugestão do que uma regra a ser seguida à risca. Desde que estejam guardados de maneira apropriada, muitos alimentos ainda podem ser consumidos depois de sua data de validade ou da recomendação de limite para o consumo. Tenha em mente que os seus olhos e o seu nariz são a melhor maneira de garantir que um produto ainda é bom de comer. O olfato sabe. Siga na galeria para saber mais.

Queijos duros


O queijo é uma daquelas comidas que se você jogar fora depois da data de vencimento estará perdendo ainda um bom produto! A maneira com que o queijo é produzido e maturado permite que ele ainda seja seguro de se comer depois de vencido. É só cortar a parte mofada até ao menos três centímetros para dentro da parte boa antes de ingerir.

Cereal

Desde que se mantenha armazenado em um local fresco e escuro e que o saco esteja bem fechado, o cereal pode facilmente durar meses além de sua data de vencimento. Ele pode ficar um pouco menos crocante, mas ainda é seguro de consumir.

Comida enlatadas

A maioria dos enlatados possui datas de validade de cerca de três anos depois de embalados, desde que não haja amassados ou ferrugem na lata. Uma vez que estejam armazenados em um lugar fresco, são seguros de se comer por mais três ou quatro anos além da validade.

Pão

Como o cereal, o pão pode estar um pouco dormido depois da data em que expirou sua validade, mas ainda pode ser comido. De fato, os pães dormidos são os melhores para serem usados nos croutons das saladas! Mesmo que ainda estejam um pouco mofados no final, é só cortar este pedaço e comer o resto.

Ovos

Os ovos são um daqueles alimentos fundamentais que nem todas as casas conseguem consumir antes que a data de validade vença, o que é perfeitamente OK. Você pode testar se o ovo ainda está bom para comer colocando ele em um copo de água. Se ele afunda, está bom. Se boiar, está podre e tem que descartar.

Massa

A massa seca já tem uma boa vida útil, de um ou até de dois anos. Mas, como é completamente desidratada, pode ser até mesmo mais durável que isso. É só armazenar em um local seco e seguro para prolongar a vida útil.

Manteiga

É melhor manter apenas pequenas quantidades de manteiga na despensa, para evitar que estraguem. Se ficarem na geladeira (ou, melhor ainda, no freezer!) é perfeitamente seguro de comer passada a data de validade, mas não pode estar com gosto de rançosa.

Batatinha chips

Como os outros produtos em grãos de nossa lista, as batatinhas chips são seguras de serem comidas, mas podem estar um pouco dormidas depois da data de validade. Se o pacote ainda estiver fechado, o conteúdo pode ser comido por até alguns meses depois da data. Uma embalagem já aberta, só depois de algumas semanas.

Iogurte

Um iogurte aberto vai estragar mais rápido que uma embalagem ainda fechada, mas, em geral, é seguro comer o laticínio até uma semana depois da data de vencimento. Desde que a embalagem esteja lacrada, a maioria dos iogurtes é tranquila de se comer até três semanas depois do vencimento, desde que tenham passado pelo teste da cheiradinha.

Chocolate

Você pode ter percebido uma pequena camada branca sobre seu chocolate, mas não se preocupe, não é bolor—é a famosa eflorescência do chocolate. Desde que você tenha mantido ele em um local fresco, deve ser perfeitamente seguro apreciá-lo.

Saladas embaladas

A maioria das saladas embaladas a vácuo são boas de comer alguns dias depois da data de vencimento, desde que não estejam viscosas, pastosas ou fedorentas. Se algumas folhas estiverem evidentemente estragadas, só dispensá-las e comer o resto com boa aparência.

Comidas congeladas

As comidas congeladas trazem estampadas a data de validade, mas possuem muito mais flexibilidade nestas que as comidas frescas. Elas podem não ser mais gostosas, especialmente se o congelamento as queimou, mas ainda é seguro comer.

Cookies

A maioria dos cookies industrializados são seguros de se comer depois da data de vencimento, desde que você os mantenha em um lugar fresco e seco. Eles geralmente contém óleos vegetais que podem ficar rançosos com o tempo, mas, desde que mantenham o cheiro doce, devem estar bons.

Biscoitos

Como as batatinhas e o pão, os biscoitos terão mais sabor e serão mais crocantes antes do fim da data de validade, mas ainda são seguros de se comer depois disso. Mantenha o pacote bem fechado para preservar a umidade e evitar que eles fiquem borrachudos.

Molho de salada

Aquele vidro de molho balsâmico que você esqueceu na parte de trás da prateleira deve estar perfeito mesmo passada a data de validade, mas é bom dar uma cheirada antes, para ver se os azeites não ficaram rançosos. O mesmo vale para o vidro de qualquer coisa esquecida na geladeira.

Manteiga de amendoim

Tanto as variedades cremosa quanto crocante da manteiga de amendoim são seguras de se comer por cerca de um ano depois da data de validade original, se ainda estiverem lacradas. Assim que forem abertas, ambas são boas de comer por cerca de três a quatro meses na despensa – ou por seis a oito meses na geladeira, depois de expirar. Tenha em mente que as não industrializadas vão estragar mais rapidamente.

Geleia

A geleia contém muito açúcar, o que ajuda a preservá-la e manter seu consumo seguro depois da data de validade. Desde que você não a contamine—como ao usar a mesma faca suja de manteiga dentro da geleia—deve ser seguro usar a geleia de sua fruta preferida bem depois da data de validade ter expirado.

Pickles

Legumes em conserva ainda são bons de consumir em até um ou dois anos depois da sua data de consumo recomendada, mesmo se o pote já tiver sido aberto. Você pode notar que ele perdeu um pouco da crocância com o tempo, mas, desde que o lacre continue firme e a tampa não tenha sido comprometida, não tem problema nenhum.

Ketchup

Ketchup é um daqueles condimentos que não tem qualquer problema de comer depois de passada a data da validade. De fato, ele pode permanecer guardado na despensa por até um ano depois de expirado. É só cuidar para consumir em até seis meses depois de aberto.

Mostarda

Mostarda amarela pode ficar na despensa por até dois anos depois que passou a data de validade, mas deve ser consumida em até um ano depois de aberta. 

Deixe seu comentário

0 comentários