busque por título

Saúde

G1

27/07/2020 às 20:29

Doses da vacina contra Covid-19 devem ter preço máximo de 40 dólares, defende grupo internacional que negociará o produto

Covax ainda não definiu um preço específico para negociar as doses com os produtores da vacina. 'Ninguém tem ideia de qual será o preço, porque não temos ideia de qual vacina funcionará', afirmou colíder do grupo. 

(Créditos de imagem: Divulgação )

Os coordenadores da Covax, grupo internacional que negociará diretamente com os produtores da vacina contra a Covid-19, afirmaram nesta segunda-feira (27) que o objetivo é conseguir com que as doses sejam comercializadas por um valor máximo de 40 dólares aos países membros do grupo.

Segundo a agência de notícias Reuters, Seth Berkley, executivo-chefe da aliança de vacinas Gavi e colíder da Covax, disse que o grupo ainda não definiu um preço específico a ser negociado.

O colider da Covax também rejeitou comentários feitos por fontes da União Europeia que afirmaram que a Covax, além de ser um mecanismo lento, trabalharia com o preço de 40 dólares, e não menor. Segundo o comentário feito por dois membros da UE na semana passada, o próprio bloco europeu estaria conversando com farmacêuticas para conseguir vacinas por menos de US$ 40.

Berkley afirmou que representantes da Covax sugeriram "uma variedade de preços diferentes" em uma apresentação a autoridades da UE. "E este (40 dólares) foi o preço máximo na faixa para países de alta renda, ao invés de um preço definido", disse ele à Reuters.

De acordo com o executivo, a maioria das vacinas ainda se encontra em um estágio de testes tão precoce que é cedo demais para saber qual será o preço final.


"A verdade é que ninguém tem ideia de qual será o preço, porque não temos ideia de qual vacina funcionará", disse Berkley.
Ele disse que as perguntas sobre qual tecnologia pode ser mais eficaz, se as vacinas serão de dose única ou dupla e qual pode ser a produção das instalações de fabricação ainda não têm resposta e que todas influenciarão o preço final da vacina.

Berkley disse que a Covax e vários outros mecanismos também estão incluindo um "bônus de velocidade" no custo das vacinas contra Covid-19 que incentiva as empresas a fabricarem milhões de doses às cegas, mesmo antes de saberem se suas candidatas a vacina funcionam. "Vemos isso como sendo 15% ou 20% do que o custo será", estimou.

Covax

A Covax é um esforço coletivo de vários países coliderado pela Gavi, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Coalizão para as Inovações de Prontidão Epidêmica (Cepi). O grupo atua para acelerar o desenvolvimento, produção e distribuição de futuras vacinas contra o coronavírus.

No início deste mês, a Gavi disse que mais de 75 países expressaram interesse em ingressar na Covax, entre eles, o Brasil e os Estados Unidos.

Quando houver uma vacina eficiente, a Covax negociará em nome dos países-membros diretamente com os produtores para garantir que o preço e a distribuição das doses sejam feitos de maneira justa.

Seu objetivo é garantir e distribuir suprimentos de 2 bilhões de doses em nações que se filiarem até o final de 2021. 

Deixe seu comentário

0 comentários