busque por título

Saúde

TNH1

03/03/2020 às 07:32

Exame dá negativo e Sesau descarta primeiro caso suspeito de coronavírus em Alagoas

 

(Créditos de imagem: Reprodução )

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou, na tarde desta segunda-feira, 2, que os exames realizados deram negativo para coronavírus e o primeiro caso suspeito da doença em Alagoas está descartado. O caso havia sido notificado na última quarta-feira (27), por meio do Centro de Informação Estratégica e de Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS).

O paciente é um alagoano de 66 anos que havia voltado da França (país europeu com casos confirmados do vírus) para Maceió, no dia 11 de fevereiro. Ele apresentava um quadro de dor de garganta, que evoluiu para fraqueza, dificuldade de respirar, tosse e febre. O exame apontou o agente viral metapneumovírus.

Segundo a Sesau, outros três pacientes estão sob suspeita.

Em nota, a Sesau informou que, após passar pelos procedimento preconizados pelo Ministério da Saúde, foi descartada a suspeita e constatado que o homem não está infectado pela doença.

Ainda de acordo com a Sesau, em Alagoas, até o último domingo (01/03), foram notificados nove casos suspeitos de Covid19. Entre os notificados, três permanecem como suspeitos e seguem em investigação; um foi descartado para Covid19; e cinco foram excluídos por não se enquadrarem no critério de suspeição.

“O Coronavírus é uma nova gripe, então há uma confusão muito grande, o paciente começa a tossir ou ter uma febre, já se pensa que ele possa ser portador desse novo vírus, e isso não é verdade. Temos outros casos que já foram analisados e descartados, e alguns ainda sob suspeita”, disse o secretário de Saúde, Alexandre Ayres, em entrevista à TV Pajuçara.

Segundo ele, os casos suspeitos são de pessoas que vieram de outros países. “Temos algumas informações, são países da Europa. Mais um cidadão que veio da França, uma mulher que veio da Itália. Estão sendo monitorados. Nos próximos dias, nos comprometemos com a população para divulgarmos os resultados, sejam positivos ou negativos, como aguardamos”, disse o secretário de Saúde.

Ayres também aproveitou para desmentir a informação de que um navio de cruzeiro vindo da Itália aportaria em Maceió, nos próximos dias.

“Essa notícia amplamente divulgada em algumas mídias no último final de semana não procede. Conversei com o Rafael Brito, secretário de Desenvolvimento Económico e Turismo, ele me informou que a temporada de navios já se encerrou. Então não há essa possibilidade. Queria tranquilizar para quem está apreensivo com a chegada desse navio, não procede essa informação”.

Leia nota da Sesau na íntegra:

Senhor de 66 anos que retornou de viagem da França não foi diagnosticado com Covid19

Na última sexta-feira (28), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), confirmou o monitoramento de um caso suspeito de Covid19, alusivo a um senhor de 66 anos que retornou recentemente da França, e reside em Maceió.

Após passar pelos procedimentos que são preconizados pelo Ministério da Saúde (MS), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), confirma que o senhor não é portador do Covid19.

“Com relação ao primeiro caso validado como suspeito (27/02) a avaliação laboratorial teve resultado negativo para o Coronavírus e apontou o agente viral Metapneumovírus”, informa a Superintendência de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Notificações
Em Alagoas, até o último domingo (01/03), foram notificados nove casos suspeitos de Covid19. Entre os notificados, três permanecem como suspeitos e seguem em investigação; um foi descartado para Covid19; e cinco foram excluídos por não se enquadrarem no critério de suspeição. 

Deixe seu comentário

0 comentários