busque por título

Saúde

Al24hs

14/07/2020 às 22:07

Governo autoriza reabertura de shoppings, bares e restaurantes em Maceió

Os municípios das regiões metropolitana e norte avançam para fase laranja 

(Créditos de imagem: Divulgação )

O governador Renan Filho (MDB) reuniu a imprensa nesta terça-feira, 14 para anunciar mais uma etapa do distanciamento controlado na capital alagoana e em mais duas regiões do Estado. Depois de apresentar dados atualizados da matriz de risco, Renan Filho disse que Maceió está pronta para avançar para a fase amarela, ou seja, reabertura de mais atividades não essenciais a exemplo de shoppings centers, bares e restaurantes e funcionamento dos transportes intermunicipais (confira abaixo).

O governo também avaliou que a região metropolitana de Maceió e a região Norte também estão aptas a sair da fase vermelha para a laranja, já que também apresentam queda nos gráficos. “Significa dizer que a gente sente cada dia mais a pandemia controlada e isso nos dá respaldo para dar passos seguros”, disse Renan.

A expectativa é que a reabertura dos setores ocorra na próxima segunda-feira (20), para evitar aglomeração neste fim de semana. Governo e Prefeitura de Maceió irão definir como se dará a fiscalização para garantir que não haja aglomeração. Questionado sobre a reabertura das academias, Renan Filho disse que deve se reunir com representantes do setor para pensar em formas seguras para reabrir os estabelecimentos. Até lá, continuarão fechadas.

No restante do estado a pandemia continua em situação estável, com alguns municípios apresentando uma crescente nos números, a exemplo das regiões Sul, Agreste e Vale do Mundaú. Por esta razão, o governo decidiu manter o restante dos municípios na fase vermelha, com manutenção do isolamento social.

Curva decrescente

Durante o detalhamento da Matriz de Risco, o secretário de Estado do Planejamento Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques, mostrou que Maceió apresentou na semana epidemiológica número 28, o menor número de mortes das últimas 11 semanas, caindo de 100 mortes para 33, ou seja, 1/3 de mortes em relação ao pico da pandemia. Além disso, possui um total de 152 leitos ocupados, um percentual de 26%.

O governo também comemorou a redução da taxa de ocupação de leitos de UTI no estado, que atingiu uma média de 63%. Para o governador, isso demonstra diminuição da necessidade de internação hospitalar.

FASE AMARELA/ MACEIÓ

– Mantidas as medidas sanitárias gerais e novas permissões para reabertura:

– Todos os setores autorizados nas Fases Vermelha e Laranja;

–Lojas ou estabelecimentos de rua acima de 400 m² (quatrocentos metros quadrados);

–Shoppings centers, galerias, centros comerciais e estabelecimentos congêneres;

–Templos, igrejas e demais instituições religiosas, funcionando com 50% (cinquenta por cento) de sua capacidade;

–Bares e restaurantes, funcionando com 50% (cinquenta por cento) de sua capacidade;

–Transporte intermunicipal e turístico, funcionando com 50% (cinquenta por cento) de sua capacidade.

– Queda dos leitos clínicos 60% de leitos vagos

FASE LARANJA/ REGIÃO METROPOLITANA E NORTE

Salão de beleza e barbearia

Atendimento exclusivamente mediante agendamento, com intervalo de 30 minutos
Quadro de funcionários reduzido em 50%;

Lojas e estabelecimentos de rua

Uso de provadores proibidos

Igrejas, templos e demais instituições religiosas

Bancos de uso coletivo devem ser reorganizados e demarcados de forma a garantir que as pessoas se acomodem nos locais indicados e mantenham o afastamento mínimo de 1,5m umas das outras, desde que não pertençam ao mesmo grupo social ou familiar

Dispensadores de água benta ou outro elemento de consagração de uso coletivo devem ser bloqueados 

Deixe seu comentário

1 comentários

  • Enviado em 18/07/2020

    Por Claudemir Pereira Santos

    Gente! Podem abrir bar, restaurante, e não as igrejas.... Em q ponto fomos parar. Infelizmente acho q só devia ter abertura , quando tivesse menos de 10 mortes em cada região ou cidade.