Prefeitura marechal
busque por título

Saúde

Flavia Lima

04/01/2018 às 18:03

I Simpósio de Avaliação Psicológica traz série de oficinas e minicursos para Maceió

Evento acontece de 18 a 21 de janeiro, no auditório do Hotel Best West Premier, no bairro de Pajuçara.
 

(Créditos de imagem: Divulgação)

Quatro dias de aprendizado, troca de conhecimento e capacitação. Assim será o I Simpósio de Avaliação Psicológica, em Alagoas. Com uma programação variada, o evento vai contar com profissionais nacionais e locais da área da saúde e psicologia, fazendo uma análise, a partir de técnicas que vão instruir os profissionais no processo avaliativo dos pacientes.

Destinado à psicólogos de todas as áreas de atuação e estudantes de psicologia, o evento será dividido em minicursos, palestras e mesas redondas, onde os profissionais vão ter acesso à orientações, instrumentalização e divulgação de pesquisas em avaliação psicológica, que vão contribuir para uma maior capacitação no procedimento.

O objetivo da Avaliação Psicológica é entender a partir de técnicas específicas as particularidades de cada indivíduo, como suas capacidades, habilidades, personalidades, comportamentos ou algum possível conflito - interno ou externo - da pessoa atendida. Um desses processos é o teste vocacional, realizado por psicólogos capacitados na técnica, muito procurado por estudantes como guia para facilitar na escolha da profissão.

Idealizadora do Simpósio e responsável técnica do Instituto Cantinho do Psicólogo, realizador do evento, a psicóloga Lívia Rocha Torreiro de Carvalho (CRP 15/2806) diz que alguns cursos de graduação em Psicologia formam o profissional de uma forma mais generalista quanto a avaliação psicológica, deixando o psicólogo preparado em questões técnicas, porém sem nenhum aperfeiçoamento prático no método.

“A Avaliação Psicológica é privativa do psicólogo, mas ainda existe uma certa carência desses profissionais aqui no Estado; não há um aprofundamento nesse tema. Então a expectativa é que os profissionais enxerguem, no Simpósio, a necessidade de realizar uma avaliação psicológica em seus pacientes.”

A psicóloga frisou ainda que é preciso ter uma base segura no procedimento e que o evento torna isso possível com a instrumentalização e as palestras com profissionais renomados, autores de diversos métodos e livros na área.
O I Simpósio de Avaliação Psicológica em Alagoas acontece nos dias 18, 19, 20 e 21 de janeiro, a partir das 8h, no auditório do Hotel Best West Premier, no bairro de Pajuçara, em Maceió-AL.

Inscrições/ programação
As inscrições no evento podem ser realizadas até o dia 17 de janeiro através do site: simposioavpsicologicaal.com.br, ou presencialmente no dia do evento. As vagas são limitadas!
Durante toda a programação, vários minicursos estarão sendo realizados no Simpósio para aqueles que desejam se capacitar nos métodos avaliativos. A inscrição garante a entrada nos 4 dias de evento, nas palestras e mesas redondas. Cada participante tem direito a um minicurso, caso exista interesse em mais de um, é necessário adquiri-lo no dia do evento.

Abaixo você confere a relação de minicursos disponíveis no Simpósio:

> WAIS III
> Instrumentos psicológicos para avaliação do TDAH
> Escalas de Personalidade
> Humanguide
> Orientação Profissional
> Teste Wisconsin de classificação de Cartas.

Antes do credenciamento para o Simpósio, às 8h, estarão acontecendo mais 2 minicursos dos instrumentos HTP e Wisc IV, com duração de 8h e 4h, respectivamente, que também podem ser adquiridos no local. Para saber os dias e a programação completa do evento é só acessar simposioavpsicologicaal.com.br/programacao. 

Deixe seu comentário

0 comentários