busque por título

Saúde

ASSCOM

30/12/2021 às 18:27

ISAC orienta quando usuário deve procurar as UPAs

Serviço de urgência e emergência funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana 

(Créditos de imagem: Divulgação)

Depois de uma semana com febre alta, Maria Aparecida decidiu consultar um médico. Porém, ela teve dúvida sobre onde deveria buscar atendimento. Seria no posto de saúde, na UPA – Unidade de Pronto Atendimento ou no hospital?

O personagem da história é fictício, mas a dúvida é real para muitos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde.

A desinformação sobre os serviços de saúde pode causar problemas como o atraso no início do tratamento e a sobrecarga na rede de referência e contrarreferência.

Por outro lado, quando o usuário recebe atendimento no local adequado, o acompanhamento é feito de forma mais efetiva e há a otimização dos serviços de urgência e emergência.

Nas UPAs Trapiche da Barra e Benedito Bentes, em Alagoas, o assunto é sempre tema de conversa com quem chega às unidades. Lá, enquanto os usuários aguardam a chamada para a consulta médica ou exame, os profissionais aproveitam para orientar sobre como funcionam as UPAs e os demais serviços de saúde.

Segundo Sandra Gico, diretora técnica das duas unidades de urgência e emergência, a educação em saúde é fundamental para fortalecer o SUS e garantir uma assistência de excelência à população.

“A educação continuada da população é o melhor caminho para que os pacientes busquem os serviços de forma adequada, considerando as queixas clínicas e o grau de complexidade de cada caso, o que exige esforço e persistência de todos nós”, comenta a médica.


Como funcionam as UPAs?

As UPAs são unidades de urgência e emergência que atendem casos de média complexidade. Por terem mais recursos tecnológicos que os postos de saúde, elas funcionam como um meio-termo entre as UBS – Unidades Básicas de Saúde e os hospitais.

Nas UPAs Trapiche da Barra e Benedito Bentes, são ofertados atendimentos nas especialidades de Clínica Geral, Pediatria, Ortopedia e Odontologia.

O atendimento é disponibilizado 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana, a usuários que procuram espontaneamente a unidade ou são encaminhados por outros serviços da rede, como o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

O serviço odontológico funciona com horário diferenciado das demais especialidades. Ele é feito de segunda a sábado, das 7h às 19h.

Complexidade

O atendimento nas UPAs depende do nível de complexidade. As UPAs fazem o primeiro atendimento, estabilizam o quadro clínico do paciente e, se for preciso internação ou procedimento cirúrgico, encaminham o usuário para uma unidade de saúde de alta complexidade.

Qual a diferença entre posto de saúde, UPA e hospital?

As Unidades Básicas de Saúde, ou postos de saúde, realizam atendimento de rotina, como consulta e acompanhamento médico, vacinação, pré-natal, curativo, retirada de pontos, troca de sonda e testes rápidos.

As UPAs atendem casos de urgência e emergência de média complexidade. Elas funcionam 24 horas por dia, nos sete dias da semana, e contam com leito de observação.

Quando os pacientes precisam de internação ou atendimento médico especializado, de média e alta complexidades, inclusive de urgência, são atendidos pela rede hospitalar.

Quando buscar atendimento na UPA?

O usuário deve ir à Unidade de Pronto Atendimento em situações como:

- Parada cardiorrespiratória;

- AVC – Acidente Vascular Cerebral ou derrame;

- Infarto (dor no peito);

- Febre acima de 39 graus;

- Falta de ar intensa;

- Picada ou mordida de animais venenosos;

- Intoxicações;

- Acidente de carro ou moto;

- Ferimento por arma branca;

- Queimaduras;

- Politrauma (fraturas). 

Deixe seu comentário

0 comentários