busque por título

Saúde

gazetaweb

24/04/2019 às 05:31

Pacientes com glaucoma enfrentam filas e dificuldades para ter acesso ao colírio

Distribuição do medicamento para pacientes de diversas cidades está concentrada em um único local em Maceió 

(Créditos de imagem: Cortesia)

Em decorrência de problemas ocorridos no Estado para a distribuição de colírio para pacientes do Programa do Glaucoma, que resultou na suspensão da entrega do produto por clínicas particulares, desde o final do ano passado, o medicamento passou a ser concentrado no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), antiga Farmex. A entrega voltou a ser feita desde o último dia 1º de fevereiro, porém, passados mais de 80 dias, longas filas de usuários têm se formado todos os dias no local, como a registrada na manhã desta terça-feira (23).

Com a mudança de local para a distribuição do colírio, definida pela Secretaria de Estado da Saúde, a demanda diária no Ceaf triplicou, segundo nota da pasta estadual, "porque além dos usuários de outros medicamentos de alto custo, passou a atender os pacientes com glaucoma de Maceió, Barra de São Miguel, Barra de Santo Antônio, Coqueiro Seco, Flexeiras, Marechal Deodoro, Santa Luzia do Norte, Messias, Pilar, Paripueira, Rio Largo e Satuba".

A situação que tem gerado longas filas no local é agravada pelo fato de que apenas 150 fichas para atendimento são distribuídas no Ceaf. Para piorar a situação, nesta terça-feira o atendimento teve de ser interrompido devido a problema no sistema de computadores da central de distribuição.

Muita gente tem reclamado da situação e obrigado a muita gente a chegar ainda na madrugada à porta do Ceaf como forma de garantir senha de acesso ao recebimento da medicação. 

Leia nota da Sesau:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Colírio para Glaucoma

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que, desde o último dia 1º de fevereiro, portanto há mais de 80 dias, está distribuindo, por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), antiga Farmex, os colírios destinados aos pacientes do Programa do Glaucoma. Para receber os colírios, os usuários devem primeiro realizar um cadastro, exigido pelo Ministério da Saúde para medicamentos de alto custo. Com isso, a demanda diária triplicou, porque além dos usuários de outros medicamentos de alto custo, o Ceaf passou a atender os pacientes com Glaucoma de Maceió, Barra de São Miguel, Barra de Santo Antônio, Coqueiro Seco, Flexeiras, Marechal Deodoro, Santa Luzia do Norte, Messias, Pilar, Paripueira, Rio Largo e Satuba. Para assegurar mais comodidade, foram colocadas duas tendas com cadeiras no pátio da unidade e distribuídas fichas para organizar o fluxo, que deve reduzir com o término do cadastro, que é necessário apenas neste primeiro momento. Salienta por fim, que o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, não havendo necessidade de chegar à unidade antes deste horário. Quanto ao sistema, os técnicos estão trabalhando para sanar o problema.

Deixe seu comentário

0 comentários