Prefeitura marechal
busque por título

Saúde

OP9

10/08/2018 às 19:00

Secretaria de Saúde de Maceió confirma primeiro caso de malária

Paciente teria sido infectado durante viagem ao estado do Pará, no Norte do país 

(Créditos de imagem: Ilustração)

Maceió tem o primeiro caso de malária registrado em 2018. A confirmação é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que informou que o paciente foi contaminado durante uma viagem ao estado no Pará, no Norte do país, já que na capital de Alagoas não há registros de transmissão do vírus. Em 2017, foram registrados três casos suspeitos da doença, mas sem confirmação.

A malária é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium. O protozoário é transmitido ao homem pelo sangue, geralmente através da picada da fêmea do mosquito ou, mais raramente, por outro meio que coloque o sangue de uma pessoa infectada em contato com o de outra sadia, como o compartilhamento de seringas, transfusão de sangue ou até mesmo de mãe para feto, na gravidez.

A doença é mais comum na região Norte do Brasil e tem preocupado as autoridades de saúde. O estado do Espírito Santo já registra mais de 100 casos. O Ministério da Saúde esclarece que a cura é possível se a doença for tratada em tempo oportuno e de forma adequada. Contudo, a malária pode evoluir para a sua forma grave e causar o óbito do paciente. 

Deixe seu comentário

0 comentários