busque por título

Saúde

Agência Alagoas

12/01/2022 às 19:35

SESAU CONCLUI CAPACITAÇÃO DE MUNICÍPIOS PARA VACINAÇÃO DE CRIANÇAS DE CINCO A 11 ANOS

 

(Créditos de imagem: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), concluiu, nesta quarta-feira (12), a capacitação para vacinação de crianças de cinco a 11 anos contra a Covid-19. Ao todo, participaram 100 municípios alagoanos, sendo 57 no primeiro dia de treinamento e 43 no segundo.

Não participaram da preparação realizada na terça (11) e na quarta-feira (12) as cidades de Jacaré dos Homens e Monteirópolis. Como as cidades que faltaram não estarão aptas ao recebimento do imunizante, a Sesau realizará nova capacitação, destinada aos municípios faltosos, nesta quinta-feira (13), a partir das 8h30, na Central Regional de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Creadi).

A capacitação foi direcionada aos coordenadores municipais de imunizações, coordenadores de Atenção Primária à Saúde, enfermeiros e técnicos de enfermagem e ocorreu no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), localizado no bairro do Farol, em Maceió.

O treinamento para a vacina da Comirnaty/Pfizer Pediátrica foi necessário pelo fato das doses possuírem características específicas e diferenciadas de armazenamento, manuseio e aplicação.

A enfermeira da Assessoria Técnica de Doenças Imunopreveníveis e Vacinação, Emilly Francine da Silva, explicou que a decisão de vincular a aptidão municipal para o recebimento das vacinas pediátricas ao treinamento foi tomada durante reunião na Associação do Municípios Alagoanos (AMA), onde o secretário de estado da saúde, Alexandre Ayres, participou juntamente com os secretários dos municípios alagoanos.

Ela explicou a importância da participação dos municípios no treinamento. “Isso se dá pela necessidade de informações específicas sobre o condicionamento, armazenamento e utilização do imunobiológico, pois o mesmo tem algumas especificidades distintas dos demais já utilizados durante a campanha. E, dessa forma, replicar essas informações em âmbito municipal”, ressaltou.

Ainda segundo a enfermeira, a principal característica visual dos imunizantes Comirnaty/Pfizer Pediátrica é a cor laranja na tampa dos frascos, o que facilita a identificação dos imunizantes pelos profissionais na hora da vacinação. “Além da cor, há também características pertinentes à formulação dos compostos da vacina, dosagem, volume do diluente, armazenamento e à validade após abertura e após descongelamento”, concluiu.

A vacinação das crianças de cinco a 11 anos deverá ser realizada em uma sala separada da vacinação dos adultos, em ambiente acolhedor para as crianças e seus responsáveis. O intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina será de oito semanas. E as crianças que completarem 12 anos entre a primeira e a segunda dose, devem permanecer com a dose pediátrica do imunizante.

Em Alagoas, a estimativa de crianças a serem vacinadas é de 363 mil. E a composição do imunizante destinado ao público infantil teve segurança e eficácia atestadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Deixe seu comentário

0 comentários