busque por título

Tecnologia

PC/AL

11/12/2020 às 06:53

Alagoas adota Delegacia Virtual para registro on-line de Boletim de Ocorrência

Ferramenta do Ministério da Justiça e Segurança Pública funciona 24 horas e permite ao cidadão registrar ocorrências sem necessidade de deslocamento até uma Delegacia de Polícia 

(Créditos de imagem: Divulgação )

Começou a funcionar em Alagoas o Sinesp Delegacia Virtual (Devir) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A ferramenta, que passou a ser utilizada em nosso Estado a partir dessa quarta-feira (9), foi desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e disponibilizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), por meio da Diretoria de Gestão e Integração de Informações (DGI), para registro de Boletins de Ocorrência (BO) via internet, 24 horas por dia.

O projeto, que substitui a Delegacia Interativa, como era denominada em nosso Estado – e havia sido desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação de Alagoas (ITEC), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em 2006 – soma-se ao esforço do governo federal de modernização para ofertar mais um serviço digital à sociedade.

Em Alagoas, por enquanto, a solução pode ser utilizada para comunicar 19 tipos de ocorrências. Entre elas, furto, extravios e crimes de menor potencial, como ameaça, calúnia, injúria, difamação e estelionato, mas poderá também abranger outros tipos de crimes. A novidade estará disponível por meio da integração do sistema nacional com os sistemas estaduais, garantindo maior eficiência, segurança, agilidade e comodidade para a comunicação de ocorrências.

Além da padronização de informações, a utilização do Sinesp Delegacia Virtual garante economia de recursos públicos e custo zero com a adoção de aplicações para registro e gestão de boletins de ocorrências e procedimentos pelas polícias estaduais. A solução possibilita realizar customizações e inclusões de novos tipos de comunicação de ocorrências, atendendo às necessidades de cada unidade federativa, inclusive de forma temporária como, por exemplo, durante a pandemia de Covid-19.

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas, Paulo Cerqueira, a ferramenta surge com o intuito de promover mais praticidade e agilidade ao cidadão. “Antes, o cidadão, para visualizar o seu boletim de ocorrência, precisava acessar o ambiente de registro do antigo sistema para pedir a cópia do seu B.O. Hoje, com o Sinesp Delegacia Virtual, assim que o cidadão registra o fato e essa comunicação é aprovada, o boletim de ocorrência é enviado automaticamente para o email fornecido pelo mesmo, gerando mais praticidade. Além disso, o usuário pode fazer a comunicação de qualquer lugar, utilizando um dispositivo eletrônico com conexão de internet (smartphones, computadores, tablets), o que gera mais agilidade e conforto para o cidadão, principalmente nessa época de pandemia, de distanciamento social”, destacou.

Por parte da Senasp, o diretor da DGI, coronel Angelis, ressaltou a importância desse processo de expansão das ferramentas Sinesp junto aos estados. “A partir da utilização das nossas soluções pelas instituições de segurança pública no Brasil, as unidades federativas estarão contribuindo para o fortalecimento de uma base única de dados da segurança pública. Esta, por sua vez, após passar por um processo de melhoria na qualidade de obtenção desses dados junto aos Estados, será responsável por retornar à sociedade informações que subsidiarão na produção de conhecimento em segurança pública e, por conseguinte, na formação de políticas públicas por parte do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Por isso a nossa estratégica é amplificar, cada vez mais, a utilização das nossas ferramentas por cada ente federativo, para que possamos contribuir, de certa forma, na formação de uma política pública nacional na área”, destacou.

Como acessar

Para fazer o registro de um BO, o usuário deve acessar o site da Polícia Civil, ou o link da Delegacia Virtual https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/home e selecionar o estado de Alagoas. O usuário é encaminhado para uma página com orientações gerais sobre o uso da ferramenta. Ao prosseguir, são dadas as opções da ocorrência que deve ser escolhida. É necessário preencher os dados conforme as perguntas que vão sendo feitas na página.

Próximos passos

Além da solução já estar disponível para uso imediato nos estados do Acre e Alagoas, em breve os cidadãos do Rio Grande do Norte e Roraima também poderão fazer a comunicação de um fato por meio eletrônico, utilizando o Sinesp Delegacia Virtual. Isso porque, os dois estados já iniciaram as tratativas para adoção da ferramenta, que deverá ser efetivada assim que os trâmites para a implantação forem devidamente concluídos.

Sinesp PPE

O desenvolvimento do Sinesp Delegacia Virtual nasce totalmente integrado com as soluções Sinesp, principalmente com o Sinesp PPE, aplicação que permite o registro de boletins de ocorrência e demais procedimentos. A solução está disponível para utilização imediata dos Estados que utilizam o Sinesp PPE (AC, AL, AP, PI, RN, RR, SE e TO), bem como aos demais que adotaram sistemas próprios para registro de boletim de ocorrência, sendo necessário, neste último caso, a execução de ações voltadas à integração entre o sistema de origem e o Sinesp Delegacia Virtual. 

Deixe seu comentário

0 comentários