busque por título

Tecnologia

Redação

29/05/2019 às 10:59

eSports: Torne-se um profissional com seu próprio PC Gamer

 

(Créditos de imagem: Divulgação)

A indústria dos eSports está crescendo exponencialmente em todo o mundo, porque com as melhorias nas tecnologias de computação, dispositivos eletrônicos, a velocidade e estabilidade da internet, as equipes de eSports do mundo estão se tornando tão profissionais quanto os times de futebol mais representativos.



Como deve ser um PC Gamer?

Para se ter uma ideia de como jogam os profissionais, o site eSporTV fez uma visita ao "e-Ninho do Urubu", que é o centro de treinamento onde a equipe oficial de eSports do Clube de Regatas do Flamengo se prepara para as competições nacionais e internacionais nas quais participa. No contexto internacional, uma equipe que gosta de compartilhar as especificações dos gadgets que usa para jogar é Ninjas in Pyjamas. Assim, o líder do NiP, Christopher "GeT_RighT" Alesund, compartilha em suas redes sociais sua preferência sobre o uso de monitores ASUS ROG PG258Q, mouse ZOWIE EC1-A, e um teclado Xtrfy K2-RGB para suas partidas no CS: GO nas maiores competições deste videogame. Uma referência para perceber o crescimento que os eSports já tem em todo o mundo, é o acompanhamento que as grandes competições de eSports recebem na atualidade, como no caso do Intel Grand Slam Season 2, onde os suecos de Ninjas in Pyjamas vão enfrentar uma das equipes brasileiras mais representativas da atualidade: a MiBR. Para este torneio do game CS: GO, MiBR e NiP têm grandes chances de vencer, já que em 27 de maio eles recebem 20% e 11,1% respetivamente, de acordo com a página de apoastas em eSports da Betway, a casa de apostas esportivas que também é a principal patrocinadora de ambas equipes. O salto dos eSports a um modelo de competição profissional foi da mão do desenvolvimento de tecnologias melhores e mais acessíveis para os gamers de todo o mundo, independentemente de se dedicarem ao eSports como profissão, ou como simples entretenimento. Depois de ter uma ideia das peças de hardware que são necessárias e dos gadgets para construir um PC Gamer, só permanece a questão de quais são as melhores configurações para jogar no PC, o que a Red Bull responde depois de conversar com profissionais da NVidia, Intel e Dell. No final do dia, cada configuração depende do uso que cada jogador quer dar ao seu computador e do desempenho que precisa dele, seja para simplesmente jogar online ou para ter um PC de alto desempenho, capaz de processar Full HD ou 4K durante um jogo.



A contribuição da internet para o crescimento dos eSports

O constante crescimento e melhorias nas tecnologias da internet contribuíram diretamente para a expansão da popularidade dos eSports. Um exemplo disso é facilmente visível no Brasil, onde a Internet de banda larga tem crescido constantemente nos lares brasileiros, superando 61% das residências conectadas à internet por este meio apenas em 2017. Ao mesmo tempo, mais de 120 milhões de brasileiros já acessam a rede diariamente, e o entretenimento é um dos principais responsáveis do uso da Internet no país. Com relação ao exposto, um estudo realizado pela agência Zenith apontou que o uso da Internet deve superar o da TV em 2019 em todo o mundo, estimando que as pessoas gastariam em média 170,6 minutos por dia fazendo uso da internet, contra os 170,3 que estariam simplesmente na frente da TV. Nesse contexto, os principais protagonistas são as plataformas de entretenimento e streaming, como Netflix, YouTube, Spotify ou o mencionado anteriormente Twitch. Além do atual aumento no uso da internet, o desenvolvimento tecnológico poderia deixar a Internet ainda 100 vezes mais rápida em um futuro próximo, através do uso de uma tecnologia capaz de transmitir informações através de ondas de luz torcidas, semelhantes ao DNA, através de um filamento flexível e transparente da espessura de um cabelo. Os itens acima permitirão a transmissão de eventos pela Internet, como torneios de eSports, assim como videogames online e transmissão de séries de TV, filmes e eventos esportivos ao vivo, para se tornar um aspecto tão vívido quanto estar no mesmo local dos eventos. Depois de encontrar facilmente as especificações de um PC Gamer, e de aproveitar as melhorias de conexão à Internet que permitem desfrutar do jogo online como os profissionais, o que resta é começar a trabalhar e construir um PC Gamer ideal para cada um, seguindo os tutoriais passo a passo que empresas como a Intel compartilharam em suas plataformas oficiais.




A popularidade dos eSports cresce de mãos dadas com o desenvolvimento de novas e melhores tecnologias, que estão se tornando cada vez mais fáceis de adquirir em todo o mundo. Como resultado, cada vez mais gamers estão aproveitando a oportunidade de se tornarem profissionais dos eSports e de jogar nos maiores torneios que existem na atualidade. 

Deixe seu comentário

0 comentários