Candidato Digital
busque por título

Tecnologia

iDGnow

05/09/2018 às 07:39

Google Chrome completa 10 anos e libera maior atualização de sua história

Atualização inclui redesenho das guias, novo sistema de administração de senhas e respostas inteligentes desde a barra de Busca 

(Créditos de imagem: Ilustração)

O Google Chrome completou nesta terça-feira, 4 de setembro, 10 anos de trajetória. Quando apresentado pela primeira vez, em 2008, o navegador era simples assim como nossas ansiedades acerca da internet. O Chrome evoluiu como browser para entregar recursos mais robustos de segurança e passou por outras reformulações. Segundo o Google, a cada seis semanas a companhia libera uma nova atualização do Chrome. Entretanto, para comemorar os 10 anos de lançamento do navegador, a empresa preparou o que chama da "maior atualização da história do navegador".

A partir de hoje, os 2 bilhões de usuários em todo o mundo vão começar a ver e usar novos recursos do Chrome tanto no desktop, quanto nas plataformas iOS e Android. Os formatos estão mais arredondados, há novos ícones e uma nova paleta de cores. A atualização inclui um redesenho das guias e um novo sistema de administração de senhas, que ajuda o usuário a criar códigos mais fortes e seguros. "O objetivo é criar um look mais simples e (assim esperamos) turbinar sua produtividade", escreveu a companhia em post publicado em seu blog.

Senhas automáticas

Agora, o Chrome preenche senhas, endereços e números de cartão de crédito, segundo o Google com ainda mais precisão, enquanto você passa, por exemplo, por formulários que precisa completar ao finalizar compras e transações.

O sistema de administração de senhas também foi atualizado. O Chrome pode gerar novas senhas para você sempre que quiser e também salva a senha para que ela já esteja lá no próximo acesso – tanto no computador quanto no celular.

Respostas inteligentes desde a barra de Busca

Se você já fica intrigado com as sugestões às perguntas que faz ao Google Buscas, ficará um pouco mais inquieto ou inquieta com a atualização do serviço. Isso porque a barra no topo do Chrome, que reúne a busca e o endereço de site em um só lugar, o qual o Google chama de "Omnibox", ficou mais prática e "inteligente". Ela vai mostrar as respostas direto nesse campo, eliminando a necessidade de abrir uma nova guia. Será possível ver resultados sobre pessoas famosas, esportes, tempo e temperatura (usando o weather.com) ou a tradução de uma palavra estrangeira que você não conhece.

Outra novidade visa endereçar o senso de organização daqueles que abrem muitas abas no navegador. Quando você procurar um site na Omnibox, o Chrome vai avisar caso ele já esteja aberto – e a opção “Trocar de guia” te leva direto para esse endereço. Em breve, você também poderá procurar arquivos no Google Drive a partir da Omnibox.

Personalização

A partir de hoje, é possível criar e administrar atalhos para seus sites preferidos diretamente na página de uma nova guia do Chrome. Basta abrir a nova guia e clicar em “Adicionar atalho”. Você também pode personalizar o pano de fundo da nova guia com colocando, por exemplo, uma foto do seu animal de estimação ou, quem sabe, aquele selfie preferido seu.

Recursos exclusivos para desenvolvedores

Em seu post, a companhia também ressalta o trabalho da comunidade de desenvolvedores do Chrome, os parceiros dos chamados Chromium Projects. Para eles, o Google lançou algumas atualizações especiais e exclusivas, que incluem novos recursos CSS a uma capacidade aprimorada de rastrear desempenho.

O Google vem trabalhando para entregar um navegador mais seguro em 2018. Neste ano, lançou um ad blocker para proteger internautas de propagandas irritantes ou perigosas e ajudou a transferir a web para HTTPS, aumentando a segurança na rede. Outra novidade foi a integração de recursos para realidades virtual e aumentada para o Chrome.

"Estamos lançando uma nova série de experiências para melhorar o tempo de abertura, a latência, o uso de memória e a facilidade de usar nosso navegador", resumiu o Google.

 

Deixe seu comentário

0 comentários