busque por título

Tecnologia

gazetaweb

16/05/2020 às 17:57

Hackers invadem site do TJ-AL e deixam dicas para melhorar segurança

Em mensagem postada na página inicial, invasores agradecem ao TJ pela atuação durante a pandemia

 

(Créditos de imagem: Reprodução )

O site do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) foi invadido por um grupo de hackers na manhã deste sábado (16). Em vez da página inicial, um fundo preto e uma mensagem dos invasores foram exibidos pro algumas horas. O TJ-AL confirmou a invasão e informou que já recuperou o acesso ao endereço virtual, que agora está em manutenção.

O episódio ilegal ganhou contornos inusitados, já que os hackers deixaram uma extensa mensagem, em que parabenizam o TJ-AL pela atuação durante a pandemia de Covid-19 e alertam para as vulnerabilidades do sistema utilizado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas.

"Em agradecimento ao trabalho dos senhores, resolvi ajudar com as questões de cybersecurity (cibersegurança). Como podem ver, o sistema de vocês está muito vulnerável e estava sendo manipulado por pessoas de má índole. Toda a rede do Tribunal de Justiça de Alagoas está seriamente comprometida", diz trecho da mensagem do invasor, identificado apenas pelo nickname do Twitter: @avcsuperman.

Além de apontar falhas, o hacker sugeriu que os técnicos do TJ-AL procurassem por ele no Twitter, para que ele pudesse explicar o que está fragilizando o sistema do Tribunal.

Por meio de nota, o Tribunal de Justiça de Alagoas informou que não houve prejuízos e que as providências legais estão sendo tomadas.

Confira nota na íntegra:

Comunicado - Tecnologia TJAJ

Informamos que o portal de notícias do Poder Judiciário de Alagoas foi, de fato, vítima de prática ilegal, na manhã deste sábado.

Tão logo o problema foi constatado, a Diretoria de Tecnologia da Informação (Diati) mobilizou seu corpo técnico e adotou todas as providências possíveis.

Providências também estão sendo tomadas junto à Delegacia de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de Alagoas.

Ressaltamos que não houve prejuízo algum aos demais sistemas, nem tampouco ao de processos eletrônicos.

Diretoria de Comunicação (Dicom TJAL) 

Deixe seu comentário

0 comentários