Prefeitura marechal
busque por título

Tecnologia

Thaís Patriota

30/07/2019 às 08:40

Instituto TIM e Missão Garatéa levam projeto brasileiro à Estação Espacial Internacional

As inscrições para a 3ª edição da competição estão abertas para alunos de todo o Brasil até 11 de agosto

 

(Créditos de imagem: Divulgação )

Um filtro de água baseado na moringa. O projeto brasileiro “Capilaridade vs Gravidade no processo de filtração” decolou em um foguete da NASA a caminho da Estação Espacial Internacional na última semana. O experimento que foi desenvolvido por alunos do Instituto Federal de Santa Catarina venceu a competição nacional de escolas “Garatéa-ISS”, iniciativa desenvolvida pela Missão Garatéa e apoiado pelo Instituto TIM.

O concurso Garatéa-ISS está ligado ao programa norte-americano “Student Spaceflight Experiments Program (SSEP)”, que seleciona e envia experimentos de alunos de 10 a 17 anos para o espaço. Para o segundo semestre de 2019 foram abertas as inscrições para a 3ª edição do concurso Garatéa-ISS. Alunos de escolas públicas e particulares de todo o Brasil podem se inscrever até dia 11 de agosto, através do formulário online no site da Missão Garatéa: iss.garatea.space. Na última edição participaram 4 mil estudantes de 172 escolas brasileiras.

Os estudantes das escolas selecionadas terão até o fim do ano para desenvolverem experimentos que poderão ir à Estação Espacial Internacional. Em dezembro, os parceiros americanos escolherão o melhor dos três finalistas. Por fim, a NASA escolherá o finalista para ser lançado ao espaço em 2020. A equipe ganhadora também participará de um Congresso em Washington para a exposição de resultados.

Os vencedores da última edição estiveram nos Estados Unidos e apresentaram o projeto na Conferência Nacional do Programa de Experimentos Espaciais de Estudantes, na Virgínia. O experimento embarcado em um foguete de carga da SpaceX foi recebido por astronautas da NASA na EEI. A proposta do grupo é que a água seja filtrada sem gravidade, por capilaridade (processo físico que empurra o líquido através de pequenos capilares), sendo a purificação é feita com carvão ativado.

 

Deixe seu comentário

0 comentários