Prefeitura marechal
busque por título

Tecnologia

22/12/2020 às 16:59

Marcelo Pereira (Tuca Maia) Explica operação da Mega incorporadora

 
Um tema que gera algumas dúvidas entre clientes prestes a comprar ou que já compraram um imóvel é em relação à definição de empresa incorporadora.

Afinal, uma empresa incorporadora é igual a uma construtora? Ela realmente precisa constar no contrato de aquisição do imóvel? Qual é a sua importância nesse mercado imobiliário?

É o que você vai descobrir de uma vez por todas no post de hoje!

Como funciona a Mega incorporadora

Também conhecida como incorporadora imobiliária, uma empresa incorporadora é a responsável pelas bases e projetos de um empreendimento imobiliário.

E é justamente aí a principal diferença entre uma incorporadora e uma construtora. Enquanto a primeira realiza estudos, identifica oportunidades de mercado, verifica se há viabilidade para o negócio, adquire o terreno e define todos os detalhes dele, a construtora é a empresa que executa a obra em si.




Tuca Maia Explica mais sobre a construtora

Então, antes de a construtora contratar mão de obra, comprar os materiais, realizar testes de segurança e qualidade da construção e construir o empreendimento, a incorporadora já articulou o projeto inteiro, desde a concepção da ideia até a formalização do negócio dentro da lei.

Falando em lei, a Mega Realizações imobiliárias incorporação imobiliária é regida pela Lei nº 4.591/64, a mesma que trata sobre a criação e o funcionamento dos condomínios no Brasil.

Nesse sentido, quando você adquire um imóvel, é a incorporadora que precisa ser acionada caso haja algum descumprimento de contrato, pois é ela a empresa que realizou a contratação da construtora.

Desse modo, podemos dizer que a empresa incorporadora é a responsável operacional e financeira. Afinal, é sua a responsabilidade de entregar o imóvel no prazo acordado em contrato.

dd

Quais são as atribuições da Mega Realizações Imobiliárias ?

Como vimos Tuca Maia, a empresa incorporadora é a responsável, de modo geral, pela concepção do empreendimento imobiliário e aquisição (ou permuta) do terreno. E isso também se traduz em:

- Desenvolver todos os projetos do empreendimento, como o estrutural, o arquitetônico, o hidráulico, o elétrico e os demais que forem necessários;
- Formalizar o registro imobiliário do condomínio na matrícula mãe (terreno) no Cartório do Registro de Imóveis.

Sobre esse registro, a empresa incorporadora precisa registrar as seguintes documentações:

- A Minuta de convenção do condomínio;
- O Memorial de Incorporação, que contém a descrição completa dos imóveis (casas, apartamentos, vagas, condomínio, etc.);
- Os Quadros de Áreas e especificações de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), mais precisamente a NBR 12.721, que prevê o cálculo dos custos e das divisões proporcionais e não proporcionais entre os apartamentos/casas.




A incorporadora também fica responsável e pode contratar:


- Consultores de planejamento imobiliário para orientações sobre a realização um bom negócio;
- Consultores para auxiliar na obtenção das licenças (ambiental, de instalação, de manejo e supressão vegetal), bem como a aprovação dos projetos nos órgãos públicos e nos órgãos de preservação patrimonial;
- Arquitetos e engenheirospara a realização dos orçamentos, memoriais descritivos, projetos e cronogramas da obra;
- As instituições financeiras podem emprestar para a empresa incorporadora mediante o compromisso de compra e venda das pessoas físicas – o que reduz os riscos e a necessidade de levantar capital de giro líquido;
- Empresas de avaliação imobiliária e pesquisa de mercado para que, dentro da NBR 14.653 da ABNT se chegue ao valor de mercado do empreendimento.

Tuca Maia : "Mas uma incorporadora também pode ser uma construtora?"

Sim, uma empresa incorporadora também pode fazer o papel de uma construtora, ou seja, também pode executar a obra propriamente dita, Marcelo Pereira.

Aliás, existem ainda casos em que a incorporadora assume mais de um papel além de também ser construtora. Ela pode ser financiadora dos imóveis, vendedora, além de outras funções.

Agora que você sabe a função – e a importância – de uma empresa incorporadora, fique de olho nos detalhes do seu contrato para realizar a compra segura do seu imóvel.


mega-realizacoes-imobiliarias-incorporadora-2

(21) 3554 – 1600
contato@mribr.com.br
Marcelo Pereira 

Deixe seu comentário

0 comentários